Todos os detalhes do visual da noiva são importantes no casamento, inclusive o buquê de noiva. Definitivamente, não dá para juntar algumas flores da decoração e transformar em um buquê digno! É necessário planejar a escolha e optar por um ramo que combine com a noiva (fisionomia, estilo, estatura). Além disso, é recomendado que ele esteja em perfeita harmonia com o vestido e com o conceito do evento.

Ao contrário do que muitos pensam, o buquê de noiva é um acessório indispensável. Pois além de simbolizar fertilidade, um dos momentos mais aguardados da festa é justamente o lançamento do buquê para as amigas solteiras. Pensando nisso, listamos algumas dicas e informações importantes para facilitar e fundamentar a sua escolha. Confira!

Quando escolher o buquê de noiva?

cores-buque

Existem buquês para todos os gostos. Eles podem ser minimalistas, exuberantes, modernos, clássicos etc. Embora existam muitas opções, a tarefa de escolher o buquê não é fácil, portanto, não deve ser feita de qualquer jeito. Muitas noivas deixam para decidir o buquê às vésperas do casamento, porém o mais indicado é que essa escolha seja feita pelo menos dois meses antes.

Converse com o decorador/florista, fale sobre seus anseios, pesquise preços e veja se a data do seu casamento coincide com a época da flor que você deseja. Lembre-se que uma escolha mal feita pode comprometer o visual da noiva como um todo.

Que aspectos são determinantes na escolha do buquê de noiva?

A altura e o corpo da noiva

As mulheres mais baixas devem escolher flores menores e ramos redondos com formas estilizadas. As noivas altas podem levar ramos grandes e longos. É importante encontrar a proporção certa.

buque-de-noiva-3

O tom da pele, a cor do cabelo e dos olhos

As noivas morenas ficam favorecidas com cores vivas, como os tons de amarelo, por exemplo. No entanto, as loiras ficam bem com tons brancos e pastel. As ruivas podem usar cores fortes, com tons alaranjados.

Os especialistas recomendam que a cor do buquê de noiva deve estar de acordo com os tons de maquiagem e, sobretudo, a cor do batom!

noiva-com-buque

O estilo, cor e volume do vestido de noiva

O buquê é um complemento do vestido e deverá estar em sintonia com este. Um traje de corte clássico, com cauda e véu largo, pede um buquê em cascata. Vestidos com bordados pedem um buquê simples. Se o vestido de noiva for simples, pode-se optar por um buquê mais elaborado, com toques de cores.

buque-noiva-vestido

buque-cores-estilo

A época do ano

Se o casamento for no verão, escolha um buquê de noiva com tons de verde para refrescar a imagem. Se o casamento for no inverno, as flores podem ser colocadas de forma mais compacta. Tente sempre escolher flores da época, pois além de serem mais fáceis de encomendar, são mais baratas.

buque-de-noiva

A personalidade da noiva

Este é um fator básico no momento de escolher o buquê, pois tal como a escolha do vestido, uma noiva nunca pode parecer que está disfarçada.

O buquê deve ter tudo a ver com a personalidade da noiva. Se ela for extrovertida, por exemplo, uma boa pedida é escolher um buquê colorido e alegre. Se a noiva for mais moderna, o ideal é optar por flores mais exóticas e ousadas. Mas se a noivinha for tímida, o melhor é apostar nos buquês discretos, clássicos e pequenos. Existem também as noivas conservadoras. Nesse caso, é bom não misturar flores e evitar qualquer exagero!

buque-simples buque-simples-noiva

Para as conservadoras: buquês brancos, sensíveis e com poucas flores. Buquês amarrados com fitas brancas, beges ou hera, ou buquês tipo cascata, mais elaborados.

buque-branco buque-cores-estilo

Para as mais atrevidas, sugerimos buquês roxos ou de outras cores chamativas, ou até mesmo compostos por rosas em diferentes tons. Na verdade, existem buquês para todo o tipo de noivas: românticas, melancólicas, divertidas, atrevidas, clássicas ou convencionais. O seu buquê a espera!

buque-noiva-vestido buque-noiva-vestido

O tamanho do buquê de noiva

Na hora de escolher o tamanho do buquê, a estatura da noiva deve ser levada em consideração. Se ela for baixinha, um buquê largo ou comprido demais pode ofuscá-la e achatá-la. Mas se a noiva for alta e longilínea, o erro é investir em buquês pequenos demais.

buque-noiva-vestido

buque-de-noiva

O buquê precisa dialogar com o vestido?

Claro! O buquê é um complemento do vestido de noiva, por isso deve estar em total sintonia com ele. Não é regra, mas véu e cauda pedem um buquê em cascata. Vestidos com aplicações e bordados pedem buquês básicos, mas se o vestido for mais sequinho, a noiva pode escolher um buquê elaborado.

buque-cores-estilo-2 cores-buque-de-noiva

O significado das flores do buquê

As flores do buquê também podem ser escolhidas de acordo com o seu significado.

Confira o que significam as flores mais populares:

  • Tulipas representam sensibilidade e elegância;

  • Margaridas significam virgindade e a inocência;

  • Girassol simboliza força e integridade;

  • Rosa está ligada ao romantismo e à paixão;

  • Jasmim representa sorte e alegria;

  • Gérbera significa alegria e simplicidade;

  • Lírio simboliza doçura e pureza.

Tendências para buquês

  • Os buquês com broches e pontos de cristal continuam em alta;

  • Fitas para arrematar os buquês oferecem o acabamento perfeito;

  • Os buquês de callas vieram mais fortes do que nunca. As astromélias e hortênsias também são bem-vindas;

  • A mistura de cores e flores é uma supertendência, mas para aproveitá-la, é preciso ser uma noiva irreverente;

  • Para um efeito contemporâneo, vale apostar em um buquê clean ou uma rosa solitária.

  • As suculentas também estão vindo forte como tendência em buquês. Um buquê bem diferente e minimalista.

buque-noiva-vestido cores-buque

Conselhos extras sobre o buquê

  • A noiva precisa se sentir confortável carregando o buquê;

  • Não se deve segurar o buquê como se fosse um microfone. É preciso apoiá-lo com classe no nível da cintura;

  • As flores da época, além de serem mais baratas e fáceis de encontrar, são mais vistosas.


Então noivinhas queridas, gostaram das nossas dicas? Qual é a sua escolha de buquê de noiva? Compartilhe suas opiniões conosco. Adoraremos saber!