Traje do noivo: como escolher o modelo ideal?

Se você é noivo e esta prestes a casar, saiba que tem muito menos opções do que as mulheres que passam pela mesma situação. Mas nem por isso a decisão do que vestir no altar é fácil. É uma situação que ficamos bastante expostos (talvez a maior exposição da sua vida inteira!) e o traje do noivo deve estar adequado para tal. Existem vários estilos de roupas para os noivos que são definidas pelo tipo de cerimônia e pelo horário do casamento. Vamos conferir?

Cores traje do noivo

Um terno de qualidade é sempre uma boa opção. Pela manhã, você poderá optar por cores mais claras como o cinza ou bege, embora o terno escuro possa ser usado em qualquer horário. A tarde, os ternos cinza escuro ou azul marinho caem muito bem. À noite, fique com o grafite ou preto.

O traje branco deve ser usado se o noivo for militar e queira casar usando o uniforme de gala, ou que seja um casamento na praia durante o dia. Seria melhor colocar outra cor e deixar o branco para a noiva. A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata em tons mais escuros que a camisa. Evite gravatas com estampas chamativas. O mais indicado são,os modelos texturizados trabalhados na mesma cor.

Qual é o terno ideal?

Em casamentos formais, a tradição recomenda que o noivo use fraque. Lembre-se que se este for o caso, o mais importante é que você se sinta bem com o que está vestindo, não adianta nada seguir a tradição e ficar parecendo um homem engessado no altar. Se o fraque não ficar bem em você, opte pelo meio-fraque.

Fraque

Paletó mais curto na frente com pontas alongadas na parte de trás; calça riscada de preta e cinza; camisa branca com colarinho rígido; colete cinza claro; gravata cinza-prateada, mais larga. Usado em cerimônias formais, após as 20h. Quando o noivo usar fraque, os padrinhos devem usar fraque ou meio-fraque, nas cores cinza-chumbo ou preto. Os sapatos e meias pretos e lisos, com gravata plastron com extremidades largas para ser usada em volta do pescoço e laçada sob o queixo e cravo na lapela.

traje-noivo

Meio-Fraque

Paletó curto, tipo “jaquetão”, com um botão. O noivo usando meio-fraque, os padrinhos devem usar terno ou meio-fraque. Para o noivo se diferenciar dos padrinhos é bom usar o meio-fraque com uma gravata branca, plastron, ou escolher um cravo que não seja da mesma cor dos padrinhos. A cor do paletó é cinza-chumbo. A calça, listrada, freqüentemente é cinza riscada de preto. O colete pode ser da mesma cor do paletó ou um tom mais claro. Sapatos pretos, meias pretas ou cinzas, gravata convencional e cravo na lapela.

Casaca

Paletó  curto na frente (tipo “pinguim”), com duas abas longas cortadas atrás, e curto na frente, acompanhado de calça da mesma cor. Usado somente para cerimônias superformais, a noite. Usado com camisa, gravata-borboleta e colete brancos; sapatos e meias pretos. Pode ser usado também com faixa preta e gravata plastron preta.

Túnica

A combinação de blazer comprido, até o joelho, que pode ser trespassado ou não, com botões em números de três ou quatro; calça do mesmo tecido e camisa branca. Opção para quem quer uma cerimônia mais moderna. A túnica preta tem sido procurada para casamentos à noite, e neste caso, os padrinhos podem usar smoking. Cores e tecidos variados. Sapatos e meias pretos.

Terno

A combinação clássica de calça e Paletó da mesma cor, camisa de preferência branca; gravata social e quando mais elegante inclui colete de mesmo tecido e cor, é apresentado em vários tecidos de microfibra até lã. Quantos a cor: se for de dia o casamento, podem ser de tonalidades claras ou escuras. À noite, as cores mais indicadas são marinho e cinza-chumbo. Os sapatos e meias pretos, gravata em tom escuro ou prata e cravo branco na lapela. Pode-se usar sapatos e meias de acordo com a cor da roupa. Usados em cerimônias informais e a qualquer horário.

Como o Noivo deve combinar os sapatos e os cintos?

  • Use sapatos pretos com cintos pretos e sapatos marrons com cintos marrons.
  • Sapatos e cintos pretos também combinam com roupas azul-marinhos e cinza.
  • Sapatos e cintos marrons também combinam com roupas bege e areia.

Como o noivo deve combinar as meias com os sapatos e a roupa?

  • Se estiver usando calça preta e sapatos pretos, use meias pretas
  • Se estiver usando calça azul-marinho e sapatos pretos, as meias podem ser azul escuro ou pretas.
  • Com sapatos sociais marrons você usa meias nas cores bege ou marrom.

Posso casar de smoking e pedir para os padrinhos também se vestirem da mesma forma?

Não. O smoking é apropriado para festa de gala e recepções que pedem traje a rigor. O noivo não deve usá-lo e seus padrinhos e convidados também não. Em um casamento formal, noivos e padrinhos podem usar fraque ou meio fraque. Os convidados devem usar ternos.

Qual a diferença entre terno e costume?

O terno é composto por calça , colete e paletó, enquanto o costume é composto apenas por calça e paletó. O uso do colete deixa o traje com aspecto mais formal.

O que o noivo deve vestir no casamento civil?

Como o casamento civil é uma ocasião formal, usando terno ou costume em cores como o preto ou azul escuro, com camisa branca e uma gravata discreta, você terá a certeza de estar bem vestido.

Como usar cravo ou ou outra flor no paletó? Onde devo prendê-lo (a)?

terno do noivo cravo

Geralmente o paletó possui um pequeno orifício na lapela para esta finalidade e é nesta altura que deve ser presa a flor. Mas atenção:  a flor deve ser presa ao paletó por um pequeno alfinete que virá junto com ela da floricultura e nunca deve ser seu cabo apenas enfiado no orifício da lapela ou no bolso, de forma que fique frouxa ou pendurada ali.

Prefira as flores pequenas acompanhadas de alguns raminhos verdes para um casamento informal durante o dia ou escolha entre o cravo, mini cravo ou orquídea para um casamento formal à noite. Se preferir usar um lenço no bolso no bolso do paletó dispense a flor. Se quiser usar a flor na lapela, dispense o lenço.

terno do noivo cravo

Evite!

  • Gravatas de cores berrantes;
  • Gravatas exageradamente largas;
  • Gravatas que ultrapassam a fivela do cinto;
  • Gravata frouxa que irá deixá-lo com aparência de desleixo;
  • Relógio esportivo com terno;
  • Meias brancas com terno;
  • Meias curtas com terno. Faça o teste: Se um pedaço da sua perna ficar a mostra quando você sentar, escolha uma maior

Espero que tenham gostado das dicas para escolha do traje do noivo! Já sabem qual vão usar?

Deixe aqui sua opinião 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *