Hoje vamos falar de um item não tão famoso quanto o vestido de noiva, mas que não deve ser esquecido e nem menosprezado: o sapato de noiva.

O modelo do sapato de noiva deve ser escolhido não só pelo seu visual, mas também pelo conforto. O sapato deve combinar com o estilo da festa e do vestido de noiva, mas também deve ser, acima de tudo, confortável.

A variedade de modelos e tipos é grande, por isso você pode se sentir um pouco confusa com essa escolha. Mas não se preocupe! Criamos esse guia para lhe ajudar na escolha do sapato de noiva ideal.

Tipos de sapato de noiva

Vamos então falar um pouco sobre cada tipo de sapato, para que assim você possa escolher o que mais faz seu estilo e que combine com o casamento.

1. Peep toe

peep toe noivas
O peep toe é o preferido das noivas.

É um dos modelos preferidos das noivas. O peep toe é aquele modelo com a abertura na frente, deixando a mostra o dedão e/ou outros dedos do pé.

É clássico e fica bastante elegante. Bastante versátil e democrático, combina principalmente com cerimônias noturnas. Se for um casamento de dia, pode optar por um modelo colorido para não ficar tão formal e por saltos mais baixos.

2. Scarpin

scarpin noivas
O scarpin é uma opção clássica para as noivas.

O scarpin é um modelo também muito clássico, muito popular na década de 40. Combina com cerimônias realizadas à noite e muito formais.

Fica muito bem com modelos de vestido tipo princesa ou sereia. Se tiver mais de 10 cm, torna-se um modelo mais sexy e ousado, o stiletto.

3. Meia pata ou pump

pump noivas
O meia pata ou pump também é queridinho das noivas.

Outro modelo bastante escolhido pelas noivas é o meia pata ou pump. É aquele modelo que possui uma plataforma na frente do sapato, o que gera mais conforto às noivas.

O modelo é perfeito para quem procura mais altura, pois os modelos possuem saltos bastante altos. Porém, ele é em confortável, já que possui essa plataforma na frente.

4. Sandália

sandalia noivas
A sandália é uma opção para dias quentes ou casamentos ao ar livre.

Para casamentos no verão ou ao ar livre, as sandálias são o modelo preferido. Elas são mais leves, mais abertas e deixam o pé mais exposto.

Há diversos modelos, de salto fino, grosso, mais alta, mais baixa… Nesse caso você deve se atentar ao modelo de vestido escolhido para que haja harmonia.

5. Sapatilha

sapatilha noiva
As sapatilhas são opções confortáveis.

Mulheres que não abrem mão do conforto optam pelas sapatilhas no dia do casamento. Se a noiva for muito alta, esse modelo também é normalmente escolhido.

Prefira modelos mais trabalhados, com brilhos e bordados, para que assim não fique simples demais.

6. Rasteira

rasteira noiva
O modelo rasteira fica ótima em casamentos na praia.

As rasteiras são uma ótima opção para casamentos na praia ou ao ar livre. É um modelo muito confortável e bom para dias mais quentes, por deixar o pé aberto.

Aqui também deve-se optar por modelos com pedrarias e brilhos, para ganhar um ar de festa.


  • Veja também:

Sapato de noiva: como escolher e 49 modelos de sapatos


Sapato de noiva confortável

sapato de noiva confortavel
O sapato de noiva deve ser acima de tudo confortável.

Como dito anteriormente, antes de mais nada, o sapato de noiva precisa ser confortável. Já imaginou você no dia do casamento sem nem conseguir andar por conta do sapato? Não dá né.

O sapato precisa ser confortável para que assim você consiga curtir a festa inteira, sem dor nos pés.

Os modelos mais confortáveis são aqueles com salto mais baixo. Sapatilhas e rasteiras são os modelos preferidos por quem busca conforto.

Se você é adepta do salto alto, procure então um modelo meia pata, que é um modelo mais confortável.

Sapato de noiva salto grosso

salto grosso
O salto grosso é uma opção confortável, mas mais despojada.

Os sapatos de noiva com salto grosso são modelos mais despojados e cerimônias não tão formais.

O salto grosso é sim mais confortável do que o salto fino, porém se seu casamento for muito clássico ou formal o ideal é usar outro modelo.

Sapato de noiva salto fino

salto fino sapato
O salto fino é sempre muito elegante e clássico.

O salto fino é sempre uma escolha certeira para o sapato de noiva. O modelo é clássico, elegante e não sai de moda. Porém, vamos combinar que o modelo não é dos mais confortáveis, não é mesmo?

Por isso, para garantir o conforto, você pode optar por modelos de salto baixo ou médio, até 10 cm.

Sapato de noiva baixo

sapato baixo noiva
Os sapatos com salto baixo são a opção por quem procura algo confortável.

Os modelos de sapato de noiva baixo são muito confortáveis. É também a escolha preferida das noivas muito altas, que não querem ficar mais altas que o noivo.

Nesse caso, opte por modelos com pedrarias, bordados e brilhos. Assim você consegue tirar o ar de dia a dia desses modelos e ganhar um ar mais elegante e formal.

Sapatos para noivas coloridos

sapato de noiva colorido
O sapato de noiva também pode ser colorido.

Não é porque é um casamento que o sapato de noiva precisa ser branco. Você pode sim optar por um sapato colorido no grande dia.

Para noivas mais clássicas há modelos em cor dourado, prateado, rosé e champanhe que ficam elegantes e clássicos.

Para as noivas mais ousadas e alegres, há modelos com cor mais fortes como azul, rosa, vermelho.

Sapato de noiva rosa

sapato de noiva rosa
Os tons de rosa são os mais escolhidos pelas noivas que querem variar do tom branco.

O sapato de noiva na cor rosa é um dos preferidos pelas noivas. O rosa pode ser num tom mais claro, rosé ou rosa pink para as ousadas.

Sapato de noiva vermelho

sapato de noiva vermelho
O vermelho é uma opção bem ousada para as noivas.

O sapato de noiva na cor vermelha é escolhido por noivas bastante ousadas. O vermelho contrasta muito com o tom de branco do vestido e por isso deve-se escolher essa cor se realmente o objetivo é causar!

Você pode até optar por modelos de vestido um pouco mais curtos, que apareça os pés, para dar bastante destaque ao sapato vermelho.

Sapato de noiva personalizado

sapato de noiva personalizado
Se deseja algo exclusivo, pode optar por um modelo personalizado.

Mesmo com tantas opções e modelos, algumas noivas acabam não encontrando o modelo ideal. Nesse caso, optam por um modelo personalizado.

Essa opção é para noivas que procuram algo exclusivo para o grande dia. Essa opção é demorada e demanda bastante tempo para confecção.

Se essa for sua escolha, não deixe para a última hora. Contrate o serviço com pelo menos 3 meses de antecedência, para garantir que seu sapato de noiva seja o modelo sonhado por você.

Mais dicas para acertar na escolha do sapato de noiva:

dicas para escolher o sapato de noiva ideal
A escolha do sapato de noiva deve ser cuidadosa para não se incomodar no dia do casamento.
  • Escolha com cuidado os materiais do sapato. Detalhes e acabamentos são o diferencial dessa peça e, por isso, devem ser muito bem escolhidos.
  • Crie harmonia do vestido de noiva com o sapato. Se o vestido possui pedrarias o ideal é o sapato possuir o mesmo tipo de pedraria ou nenhum. Não misture estilos diferentes.
  • Leve sempre o sapato para a prova do vestido de noiva. Dessa forma, o estilista irá verificar o comprimento e caimento perfeito do vestido junto ao modelo de sapato.
  • Verifique se o sapato não tem algum detalhe que possa enroscar no vestido de noiva. Dessa forma você evita possíveis tombos ou acidentes.
  • Não deixe para usar o sapato somente no grande dia. Procure amaciar o sapato, usando dias antes do dia do casamento. Assim o sapato cairá como uma luva no seu pé.

Confira inspirações de modelos da coleção 2018 da Avalia:


Espero que com essas dicas seja mais fácil escolher o modelo de sapato de noiva ideal. Leve em conta o vestido de noiva e tipo de cerimônia, além de outras dicas mostradas aqui.