Roupa das madrinhas: escolha livre ou roupa padronizada?

Uma das tradições dos casamentos americanos é a padronização dos vestidos das madrinhas. Muitas noivas determinam somente a cor, outras a cor e o modelo, mas a tradição que é muito forte por lá não pegou bem aqui no Brasil.

De um tempo para cá, temos visto por aí algumas fotos de casamentos com roupas padronizadas de madrinhas, mas eles ainda não são a maioria. As madrinhas são consideradas convidadas especiais e sua roupa deve estar um degrau acima dos convidados normais.

Você quer que tudo esteja perfeito no dia do casamento, as madrinhas vão dividir a atenção no altar e você tem medo do resultado da escolha destes trajes, mas também não quer desagradar suas amigas. O que fazer?

Peça opiniões

A primeira dica para resolver este impasse é conversar com as escolhidas. Marque um encontro com todas e deixe bastante tempo livre para a conversa. Afinal, elas são suas amigas e você precisa ouvir a opinião da mulherada antes de tomar a decisão. Pode ser que elas achem o máximo a ideia de padronizar e juntem-se a você na escolha dos vestidos. Mas, pode ser que elas não gostem tanto assim da ideia. E, se este for o caso, você terá uma oportunidade de dar o “norte” na escolha dos trajes, especificando as melhores opções de acordo com o estilo da festa que está planejando.

Antes da conversa, busque referências que estejam de acordo com o que você procura para o grande dia. Vale também uma conversa com as amigas que já se casaram para saber como foi tomar esta decisão.

Deixe a escolha livre

O mais comum é deixar a madrinha livre para escolher o vestido. A restrição fica somente com as cores branco e preto, barradas pelas regras de etiqueta. O branco é exclusividade da noiva e o preto, além de ser associado ao luto, fica bem pesado no altar.

Mesmo que você tenha decidido deixá-las livres para a escolha, não há problemas em dar algumas dicas sobre o estilo da festa, do local e do clima. Isto ajudará suas madrinhas a escolherem um vestido mais adequado à ocasião.

Decidiu padronizar?

Uma das primeiras coisas a se considerar quando a decisão é padronizar os trajes das madrinhas é o custo. Lá fora, quando a noiva escolhe, é ela quem paga pelas despesas. É claro que suas amigas podem se oferecer para pagar o vestido escolhido por você, mas vamos combinar que não é nada legal gastar dinheiro com um vestido que não escolheu e nunca mais vai usar, não é? De novo, a conversa com as amigas é o melhor caminho! Você pode pagar pelo tecido ou mão de obra, ao invés de arcar com todos os custos.

Vamos combinar que o efeito visual da padronização das roupas das madrinhas fica lindo! Se você decidiu fazê-lo, indique o tecido e a cor. Assim, cada uma elege o modelo que melhor se adaptar ao seu corpo. Mas se as suas amigas compraram totalmente a ideia e você sabe que não terá problemas, pode sugerir a mesma cor e modelo. Esta definição pode ser polêmica, mas se você quiser muito e suas amigas não se importarem, pode ser uma ótima alternativa.

Ainda se preferir determinar o modelo, uma opção bacana é investir em um altar bastante colorido, definindo uma cor para cada mulher. Vestidos em tons bem vivos ficam lindos, especialmente para festas realizadas durante o dia. Por fim, um dos efeitos mais bonitos que pode se conseguir com a padronização das roupas das madrinhas é o degradê. Aposte nos trajes com tons diferentes da mesma cor. Lembre-se de levar em consideração o horário do casamento, época do ano e cores da decoração antes de decidir quais serão as cores e tecidos dos trajes.

Vestido da Madrinha de Casamento, como escolher a cor?

Você noiva deve sugerir as suas madrinhas que opção de vestido elas devem usar. Não só para um casamento mais elegante, mas também porque muitas ficaram com dúvidas e virão lhe perguntar.

Há algumas opções a serem consideradas ao escolher o vestido da madrinha de casamento. Vamos conferir quais são?

Todas as madrinhas com o mesmo vestido

Esta é uma opção muito comum, principalmente nos Estados Unidos. As madrinhas utilizam o mesmo vestido, de mesma cor, tudo igual. As fotos ficam bem interessantes, mas é difícil acertar um modelo que caia bem em todos os tipos de corpo.

vestido madrinha de casamento vestido-madrinha-casamento vestido-madrinhas

Madrinhas com a mesma cor

Esta opção é um pouco mais democrática. A noiva escolhe uma cor, e as madrinhas podem escolher o melhor modelo de vestido para elas. Gosto bastante desta opção, mas tem cores que não ficam tão bem em determinados tons de pele.

vestido de madrinha madrinha de casamento madrinha-vestido

Madrinhas usando a mesma cor, mas com tons diferentes

Esta é a opção mais utilizada no Brasil. A noiva escolhe uma cor, e as madrinhas podem variar nas tonalidades e nos modelos de vestido. Adora esta opção por ser democrática e por agradar a noiva também.

vestido madrinha de casamentomadrinhas-vestidomadrinhas-vestidos

Vestidos de madrinha diferentes e sem padrão – livre escolha

A opção mais democrática de todas. A noiva deixa a escolha do vestido livre para as madrinhas de casamento. As madrinhas podem escolher a cor e o modelo que desejarem.

vestido madrinha de casamento modelos vestido madrinha modelos vestido madrinha de casamento


E aí, gostou das nossas dicas? As roupas das suas madrinhas já foram definidas? Se sim, compartilhe sua escolha conosco! Se não, peça opiniões através dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *