Muitas mulheres passam a vida toda sonhando com a festa de casamento. Idealizam o vestido, as alianças e, principalmente, toda a estrutura da comemoração. Se este momento está prestes a se tornar realidade e você está pensando em subir ao altar em um local ao ar livre, como uma praia paradisíaca, saiba que há vários itens a serem checados.

Quando você opta por um espaço menos convencional, precisa iniciar a organização com uma antecedência ainda maior, já que existem algumas questões burocráticas como solicitar o alvará na Prefeitura, no caso de a praia ser pública.

É importante também levar em consideração que feriados e alta temporada, por exemplo, não são boas épocas para você realizar o seu casamento na praia. Esses destinos estarão superlotados e seus convidados provavelmente ficarão estressados com o trânsito nas estradas.

Veja agora algumas dicas para seu casamento na praia sair como nos seus sonhos!

Garanta estadia para alguns dos convidados

Quando você opta por se casar na praia e não mora em uma cidade litorânea é de bom tom que arque com as despesas de alguns convidados, como os familiares mais próximos (pai, mãe, irmãos, avós, tios e primos).

O ideal é encontrar um hotel onde possa acomodar todos eles e que também esteja próximo a outros serviços importantes como salão de beleza, por exemplo. É claro que se você não dispõe da quantia é só conversar com os convidados anteriormente.

Previna-se contra o mau tempo

Para que tudo saia como o planejado, o ideal é escolher uma época quente, mas com pouca incidência de chuva. Setembro e novembro são boas opções.

No entanto, se a chuva te pegar de surpresa, esteja prevenida. A aquisição de uma tenda, que também serve para proteger os convidados do sol, pode ser uma boa alternativa em qualquer situação.

Antes de fechar o local procure se informar se venta muito e assim escolha um horário em que esse não seja um problema.

Confira toda a estrutura do local

Você conferiu se o local tem banheiros por perto? Verificou a instalação elétrica, no caso de querer contratar uma banda ou DJ? Antes de fechar o espaço é necessário conhecer toda a infraestrutura.

O ideal é que você conte com o suporte de um hotel ou uma empresa que já esteja acostumada a realizar festas de casamento na praia para que não seja pega de surpresa e consiga realizar todas as suas vontades.

Oriente os convidados quanto ao traje mais adequado

No caso de festas de casamento ao ar livre, os convidados costumam ficar em dúvida do que vestir. Portanto, no convite já os oriente a respeito do traje, que deve ser mais descontraído em comparação a uma cerimônia realizada na igreja.

Decoração e cardápio de acordo com o clima litorâneo

Na hora de planejar o seu casamento na praia, não esqueça que a decoração e o cardápio devem combinar com o clima litorâneo. Por isso as mesas e cadeiras podem ser de materiais como vime, palha e até o plástico.

A decoração, incluindo flores e toalha das mesas, também deve ser de cores suaves e alegres, que combinam muito com praia. Já para o cardápio, aproveite que está no litoral e aposte em frutos do mar e frutas da estação.

E agora, já se sente preparada para fazer aquela superfesta na praia? Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco seus planos e ideias para o casamento perfeito na praia!