Não é somente as noivas que tem preocupação com o que usar no dia do casamento. Os noivos também possuem muitas dúvidas quanto a roupas e acessórios adequados para o casamento.

Vamos então lhe ajudar com estas dúvidas para que esteja tudo perfeito no grande dia! Aqui você encontrará todas as dicas sobre traje do noivo, sapato, gravata, acessórios, corte de cabelo e barba. Tudo para que não reste nenhuma dúvida de sua escolha.

Dia do noivo

Dia do noivo na barbearia
Barbearia do Zé oferece serviço completo para o dia do noivo

Você acha que é somente a noiva que fica ansiosa e preocupada com o casamento? Pois muito se engana! O noivo também possui muita preocupação e ansiedade com a chegada do ‘sim’. Por isso, nada mais justo, é que ele também tenha um dia especial como a noiva, o dia do noivo.

O dia do noivo é um momento dedicado a ele e/ou também a seus amigos e padrinhos. É um momento para curtir e relaxar.

Você pode optar por fazer o dia do noivo em um hotel, mas o mais comum é feito em alguma barbearia. Hoje em dia, muitas barbearias já contam com espaços dedicados ao dia do noivo, com opções de relaxamento como spas e massagens e também diversão com videogames e sinuca.

Cabelo

Cabelo do noivo
Realizar um bom corte de cabelo é essencial.

Não é porque possui cabelo curto que o cabelo não tem que estar impecável. Para isso busque inspirações em sites e revistas e também converse com seu barbeiro. Ele saberá qual estilo de corte combinará melhor com seu rosto e tipo físico.

Alguns noivos possuem cabelos longos. O ideal nesse caso é deixá-lo muito bem cuidado e hidratado. Você pode optar por usá-lo solto, mas o mais adequado e elegante é que esteja preso, seja num coque ou rabo de cavalo.

Barba

Dia do noivo - Barba
Créditos: Sheik da Barba

A barba virou tendência entre os homens e muitos noivos optam por usá-la no dia do casamento. É essencial que a barba esteja muito bem feita, com corte adequado e também hidratada com produtos específicos para barba.

Beleza masculina – o que fazer para o casamento?

É essencial que alguns itens sejam feitos para o dia do casamento. Não é porque é homem que não tem que estar bem cuidado. Confira os itens:

  • Cabelo  – item essencial e básico. O cabelo deve estar bem cortado e hidratado para o grande dia.
  • Barba (se tiver) – outro item bastante importante é deixar a barba bem aparada e cuidada. É um item que será destaque no dia do casamento.
  • Sobrancelhas – as sobrancelhas também merecem atenção e precisam estar aparadas para o dia do casamento. Você não precisa tirar com pinça nem com cera, mas o excesso de pelos precisa ser tirado.
  • Manicure e pedicure – unhas chamam a atenção no dia do casamento e ninguém merece ela estar feia e mal cuidada. Já imaginou as fotos de você colocando a aliança com as unhas feias? Não custa nada dar uma aparada e lixada e também uma hidratada nas cutículas e nas mãos.

Se puder, experimente também outros itens que lhe ajudarão a ter uma pele mais vistosa e se manter relaxado:

  • Massagem –  a massagem lhe ajudará a manter-se relaxado e também garantirá uma pele hidratada e com brilho.
  • Limpeza de pele – a limpeza de pele é bastante importante para garantir uma pele do rosto vistosa e saudável.

Dicas para noivos e ideias de surpresa para a noiva no dia do casamento

Roupa do noivo

O traje do noivo é o principal item a se preocupar. Ele será destaque, juntamente com o vestido de noiva e precisa ser elegante e muito bem escolhido.

O traje deve ser escolhido de acordo com a sua personalidade e estilo do casamento. Vamos falar um pouco sobre cada item e como escolher o terno, a gravata e a camisa.

Confira:

Traje do noivo: como escolher o modelo ideal?

E a roupa do noivo? Veja dicas para seu futuro marido acertar na escolha

Terno

O terno não necessariamente precisa ser preto. Dependendo do estilo da cerimônia você pode optar pelo uso de outras cores. Você também não precisa usar colete, principalmente para casamentos de dia ou ao ar livre.

Casamento de dia

Se seu casamento for de dia, você pode optar por ternos de cor mais clara. O bege, cinza claro e azul são as melhores escolhas.

Se o casamento for na praia você pode até optar por usar bermuda ao invés de calça. Tecidos leves e naturais como linho são a melhor opção.

Casamento de dia - Traje do noivo
Traje com tons de cinza para casamentos de dia

Casamento à noite

Casamentos à noite pedem ternos de cor mais escura como preto, cinza escuro ou a tendência atual, o azul marinho. Normalmente se utilize cortes mais clássicos e usa-se colete.

casamento a noite terno
Para casamentos noturno o terno preto é sempre uma boa opção para não errar.

Casamento clássico

O clássico é usar um terno cor preta com colete preto e camisa branca. A gravata também em preto, podendo ser a tradicional ou borboleta. Para deixar mais atual, você pode optar pelo terno modelo slim, fica mais jovial.

Ternos com corte italiano são super clássicos e nunca saem de moda!

terno classico noivo
O terno clássico tuxedo nunca sai de moda.
terno classico noivo preto
O terno clássico italiano sempre fica elegante.

Casamento despojado

Se sua cerimônia será mais despojada ou estilo vintage, você pode usar suspensórios e gravata borboleta. Também pode utilizar cores diferenciadas como o marsala e azul royal.

terno despojado noivo
Se quiser ousar, opte por terno de cor diferenciada como o vinho.
O azul também é uma cor despojada para ternos. Uso de preferência para casamentos ao ar livre.

Gravata

A gravata mais comum e elegante é a tradicional em preto se o casamento for à noite ou cores mais claras para casamento de dia. A gravata na cor branca também é uma opção se não deseja dar muito destaque a ela. Dê preferência ao modelo slim, pois dessa forma é uma versão mais atual.

gravata branca noivo
A gravata branca é um clássico e fica muito discreta.
gravata preta
A gravata preta é a mais comum e uma ótima opção.
gravata cinza noivo
A gravata pode também combinar com a cor do terno.

Outra opção num estilo mais irreverente é a gravata borboleta. Ela combina bem com casamentos no campo e ao ar livre.

traje suspensorio noivo
A gravata borboleta pode ser usada num casamento despojado ao ar livre.
gravata borboleta preta
A gravata borboleta preta também pode ser utilizada para um visual diferenciado.
gravata borboleta
Deve-se ter cuidado se for escolher uma gravata borboleta estampada. Opte por estampas mais neutras.

O uso da gravata não é obrigatório, principalmente se o casamento seguir uma linha mais despojada.

Camisa

A camisa deve obrigatoriamente ser mais clara que o terno. A opção mais comum e clássica é usar a camisa na cor branca. É uma cor muito versátil, que fica bem tanto com terno pretos quanto com ternos claros.

Outras opções são offwhite e cinza e azul bem clarinho.

terno azul noivo
Noivo com camisa branca e gravata cinza.
noivo terno despojado
Noivo com camisa branca e terno cor chumbo.

Sapato do noivo

O sapato do noivo deve ser escolhido de acordo com o restante do look. Deve combinar com o terno e com o estilo da cerimônia.

O mais comum é escolher um sapato na cor preta. Mas para isso o terno também deve ser preto. Para outras cores de terno como cinza, chumbo, azul marinho, deve-se optar pela cor café.

sapato classico noivo
O sapato na cor preta é uma opção clássica. Mas só deve ser usada com terno preto.
cor cafe sapato
Para ternos de outras cores o ideal é usar um sapato na cor café.

Prefira modelos de amarrar, que são mais clássicos e elegantes. Os modelos com fivela podem ser muito chamativos.

Se o casamento for na praia você pode optar por modelos mais despojados como sandálias ou mocassim. Desde que o restante do look também acompanhe esse estilo.

mocassim noivo
O modelo mocassim é uma opção para casamentos na praia ou ao ar livre.

Acessórios

Os acessórios ajudam a compor o visual do noivo.

Para ajudar a compor o look do noivo, há alguns acessórios que podem ser utilizados. Confira um pouco sobre cada um deles.

Lapela

A lapela é um detalhe bem tradicional, e o detalhe fica muito suave e romântico. Ela é presa com alfinete na parte superior do terno. Não é colocada no bolso do paletó, como muitos pensam.

flor lapela branca
A flor na cor branca é a mais usada. É uma boa opção para não errar na escolha.
flor lapela classica
A rosa branca é um clássico. Fica muito romântico.

Em geral, flores brancas caem muito bem com ternos escuros. O visual fica muito clássico e elegante. O cravo é a opção mais escolhida, pois nunca sai de moda. Outras opções são a rosa e a camélia.

Para casamentos de dia você pode optar por flores naturais e com algum toque de cor como lavanda, tulipa, hortência e jasmim.

flor lapela
Para um visual mais despojado escolha flores naturais e com mais cor.

Lenço

Se você optar pelo uso da lapela,  não deve utilizar o lenço. Ou um ou outro. Você deve escolher apenas um ponto para dar destaque.

terno ralph lauren luxo
O lenço do noivo deve ser discreto. Não use flor na lapela se optar pelo uso do lenço.

Se escolher utilizar o lenço, apenas uma pequena ponta deve ser mostrada. Ele também pode ser customizado com iniciais bordadas.

Cinto

Na hora de escolher o cinto, cuide com o tamanho e detalhe da fivela. As fivelas não devem ser muito chamativas. Lembre-se que o terno deve ser o destaque, não o cinto.

O ideal é buscar um cinto com 3 cm de largura, esse seria um tamanho adequado.

cinto noivo
O cinto não deve ser muito largo. O ideal é que a largura seja de 3 cm.

Suspensório

Os suspensórios são acessórios de muita personalidade e estilo. Normalmente são utilizados para casamentos de dia e ficam ótimos para casamentos na praia ou campo. Para casamentos à noite o ideal é utilizar colete ao invés do suspensório.

suspensorio noivo
O suspensório é um acessório autêntico.
suspensorios noivo
Uso acessórios discretos se optar pelo uso do suspensório.

Cuide com a escolha dos outros acessórios. O ideal é dar destaque ao suspensório e deixar os outros acessórios mais discretos. O suspensório cai muito bem com a gravata borboleta, principalmente se você procura um ar retrô ao seu casamento.

Relógio

O ideal é evitar o uso do relógio no dia do casamento. Normalmente ele não fica muito adequado ao restante do visual. Se optar por usar, opte por um modelo discreto e que não fique muito à mostra.

relogio noivo
O ideal é não usar relógio no dia do casamento. Se optar por usar, escolha um modelo discreto.

Abotoadura

As abotoaduras são detalhes muito elegantes. Seu uso deve ser muito considerado se seu casamento for à noite ou seguir uma linha formal e tradicional.

É um pequeno detalhe, mas que pode fazer toda a diferença em seu visual.

abotoadura noivo
A abotoadura é um detalhe que deve ser escolhido com cuidado.

Esperamos ter ajudado você, noivo, com essas dicas. Aproveite-as ao máximo para garantir um visual adequado, elegante e harmonioso no dia do seu casamento.

Temos certeza que fará o maior sucesso!