Então, vocês estão namorando a algum tempo. Você percebe que encontrou a pessoa certa, aquela que você quer passar o resto da vida juntos e decidem dar um passo a mais e oficializar a união. Surge afinal, o tão esperado pedido de casamento!

A escolha das alianças, do anel de noivado e os preparativos pra festa de casamento começam. Você também vai querer comemorar o noivado com uma festa com seus amigos, não é? Pode ser um chá bar, chá de panela, algo mais picante como um chá de lingerie ou simplesmente uma festa de noivado.

E assim, logo o grande dia vai se aproximando. Alguns casais também optam por realizar uma despedida de solteiro.

Pedido de casamento

O pedido de casamento é algo único entre o casal. Muitas vezes é realizado pelo noivo ajoelhando-se em frente a sua amada. Mas muitos noivos gostam de fazer surpresa quanto a esse momento e preparar algo especial para a noiva.

Lembre-se de sempre ter em mente o perfil de vocês dois para realizar essa surpresa. Dessa forma será um dia muito emocionante e inesquecível para vocês dois.

Alianças de casamento

A escolha das alianças de casamento deve transparecer o estilo dos noivos. Se são mais discretos opte por alianças mais finas e sem muitas pedras. Se gosta de algo extravagante ou gosta de chamar a atenção, opte por alianças mais largas e bastante pedrarias ou uma pedra maior.

Os modelos são muito variados e o ideal é que a escolha das alianças seja feita pelo casal, e não só por uma das partes.

A aliança é um acessório que fará parte do seu dia a dia e por isso o casal deve entrar em um acordo na escolha.

Anel de noivado

Já o anel de noivado, normalmente é escolhido somente pelo noivo. Deve-se levar em consideração a personalidade e gosto da noiva. Para isso, o noivo pode pedir ajuda às pessoas mais próximas da noiva. Pode ser uma amiga, mãe, irmã… E também observar o estilo de sua noiva, para assim fazer uma escolha adequada.

Festa de noivado

A festa de noivado é uma grande chance para celebrar e comunicar à família e amigos esta grande novidade.

O ideal é chamar apenas as pessoas mais próximas e fazer uma festa mais intimista neste primeiro momento. Lembre-se que a grande festa será o dia do seu casamento.

Uma festa de noivado normalmente é mais tradicional e elegante.

Para opções mais descontraídas há:

  • Chá de panela
  • Chá bar
  • Chá de lingerie

Chá de panela

O chá de panela é a festa mais tradicional realizada antes do casamento. Somente as mulheres podem participar e são feitas brincadeiras variadas para entreter as convidadas.

Normalmente é feita uma lista de presentes como sugestão em alguma loja. Os itens são objetos e utilitários de cozinha e decoração para a nova casa.

Chá bar

O chá bar é uma comemoração mais descontraída realizada com os amigos dos noivos. A festa envolve brincadeiras e muitos drinks.

A festa surgiu como alternativa ao chá de panela, onde somente mulheres participavam. Dessa forma todos poderão curtir e celebrar junto aos noivos.

Chá de lingerie

O chá de lingerie é uma versão mais apimentada do chá de panela. Essa festa é realizada por noivas e convidadas mais ousadas. A festa é realizada em boates ou lojas de lingerie.

Os presentes, claro, são lingeries ou acessórios para apimentar a relação do casal de noivos. As brincadeiras são bem quentes e algumas noivas incluem até a participação de dançarinos, como alternativa a despedida de solteiro.

Despedida de solteiro

A despedida de solteiro é uma festa anterior ao casamento, como celebração ao último dia de solteiro. Anteriormente somente o noivo e amigos realizavam essa festa, mas hoje em dia as mulheres também resolveram ter uma festa para elas também.

Os noivos devem conversar e chegar a um acordo de como será a despedida para que não haja brigas ou desentendimentos logo no começo da vida a dois.


O noivado é o primeiro passo de uma vida a dois. É onde acontecem todo o preparativo e organização para o grande dia.

Anteriormente ao casamento acontecem algumas festas para celebração desse momento. Pesquise e escolha a que melhor tem a ver com a personalidade de vocês.