Embora o véu de noiva seja deixado muitas vezes para a última hora, em detrimento do vestido de noiva, sapatos, penteado e maquiagem, é sem dúvida, um acessório essencial e, quando bem escolhido, serve para completar a imagem da noiva e conferir um look especial.

Atualmente, existem possibilidades para todos os gostos e estilos de noiva. Se você está procurando como escolher um véu, não procure mais: compilamos o melhor guia para estilos de véu de noiva, completo com dicas de especialistas e estilistas.

Vamos ver as dicas para lhe ajudar a escolher?

Véu de noiva: como escolher o modelo ideal de acordo com seu vestido

1. Encontre o comprimento ideal

Para encontrar o véu ideal, considere começar pelo comprimento. Véus mais curtos normalmente são mais informais e despojados. Já os véus longos trazem todo luxo, requinte e dramaticidade.

Véu de noiva longo

Os longos, sempre clássicos e chiques, ganham versões minimalistas, confeccionados em uma única camada e permitindo bordados e apliques em harmonia com o vestido. São indicados para cerimônias em igrejas grandes, após às 18h, e não devem ultrapassar os quatro metros de comprimento.

veu-longo2

Véu de noiva curto

Os casamentos realizados pela manhã e à tarde, ou em capelas pequenas, pedem véu mais curto, com o máximo de dois metros e meio de comprimento.

Há também os véus super curtos, conhecidos como bandeau ou gaiolas. Eles trazem bastante personalidade e um estilo mais vintage também.

veu curto

2. Tecido do véu

O véu de noiva geralmente é confeccionado em tule ou renda. O tule é um tecido mais leve e sua transparência é ideal para não esconder o traje da noiva e sua leveza permitir a visualizar a delicadeza do vestido. A renda é mais pesada, mas apresenta um ar mais nobre, podendo ter apliques como strass, cristal ou miçangas, que proporcionam brilhos e harmonia a renda.

Uma tendência observada na escolha de véus atualmente são os véus mais leves, independente do comprimento. O véu é acessório fundamental para construir um belo visual de noiva.

3. Harmonize com seu penteado

O estilo de penteado que escolher pode influenciar e muito na escolha do véu. Os véus super curtos, como o bandeau, ficam bem com a maioria dos penteados.

O modelo casquete, voilette e o véu estilo manto, ficam melhores com penteados mais baixos como um coque baixo.

voilette

Você também pode optar onde prender o véu, dependendo do estilo que deseja. Por exemplo, se utiliza um penteado alto, você pode fixar o véu acima ou abaixo do coque. Se optar por prender em cima, você consegue fixar bem o penteado e garante um visual mais clássico. Ao optar por prender abaixo, você fica com um visual mais moderno e chama a atenção para o coque.

veu curto veu classico longo

Assim que escolher o véu, não esquece de levá-lo junto ao fazer o teste de penteado. Dessa forma você garante que tudo esteja perfeito no grande dia.

4. Acessórios e véu

Você também pode usar acessórios junto com o véu. Véus mais longos e dramáticos combinam melhor com uma tiara mais imponente e cheia de pedrarias. Os véus estilo manto normalmente acompanham um pente ornamentado.

veu-estilo-manto

Já os véus mais curtos ficam bem com headband ou tiaras mais simples. Você pode usar os próprios acessórios para prender o véu no lugar ou utilizar grampos para fixá-lo.

5. Combine com seu vestido de noiva

O último, mas não menos importante item, é escolher o véu de noiva de acordo com o vestido. O véu ajudará a moldar o seu estilo. Ele ajudará a complementar seu vestido e não escondê-lo.

Experimente diferentes tipos de véu com seu vestido e escolha o que fica melhor. Se há algum detalhe nas costas como um decote ou renda, opte por um véu mais leve, onde esse detalhe ainda possa aparecer.

Vestido de noiva estilo princesa

Se seu vestido possui muitos brilhos e pedrarias e uma grande camada de saia, opte por um véu mais limpo. O véu pode ter alguns detalhes na borda como um pequeno bordado ou alguns pontos de brilho.

princesa

Vestido de noiva mais clean

Se você optou por um vestido mais clean, sem tantas pedrarias, você pode ousar em seu véu de noiva. Uma opção é usar um véu de renda, o que fica muito elegante.

Vestido de noiva com detalhes nas costas

Se seu vestido de noiva possui algum detalhe nas costas, opte por um véu sem tantas camadas e sem tantos detalhes. Dessa forma os detalhes de seu vestido ainda poderão ser vistos.

veu-de-noiva

Vestido de noiva com cauda longa

Se seu vestido possui uma longa cauda, o aconselhável é usar um véu estilo catedral. O visual fica muito dramático. O conselho é que o véu seja mais longo do que a cauda do vestido.

vestido-longo

Vestidos modernos

Para as noivas mais modernas, que optam por vestidos como o estilo sereia por exemplo, o ideal é que o véu seja mais despojado também. O véu pode ser mais curto, com várias camadas.

veu-de-noiva-despojado

Vestidos estilo vintage

Se você faz o estilo vintage, o véu estilo bandeau, casquete ou voilette combinam super bem com esse estilo.

vintage

Vestidos curtos

Quanto mais curto o vestido, mais curto deve ser o véu! Opte por um véu estilo bandeau ou gaiola.

Vestidos estilo praia

Para casamentos na praia o véu deve ser bem leve e sem muitas camadas, para que ele flua com o vento. O visual é lindo!

veu-praia veu-praia-2

6. Você precisa de véu?

Pergunta a si mesma: eu quero usar véu? Você não é obrigada a usar um véu de noiva, se não quiser. Embora seja muito tradicional, o véu não é necessário.

Nunca se esqueça de seu estilo! O véu é uma opção pessoal.

sem veu


E então, já escolheu seu véu de noiva? Que tal contar para a gente nos comentários qual modelo vai optar?