Daminhas e Pajem: usar ou não usar? Tudo o que você precisa saber

Muitas são as histórias contadas sobre a tradição das Daminhas e Pajem nas cerimônias de casamento. Alguns dizem que tudo começou na Idade Média, quando amigas da noiva se vestiam de forma semelhante e entravam em cortejo para confundir os maus espíritos e afastar as más energias da noiva.

O momento mais fofo do casamento é a entrada das crianças (em igrejas que ainda permitem, é claro). Mas do que tudo este momento marca a “alegria do casamento”! Pureza, inocência e até a fertilidade do casal são simbolizados por estas crianças que antecedem e anunciam a entrada da noiva.

Hoje, as crianças participam dos casamentos como trazendo boas energias e sorte aos noivos e encantando os convidados, que ficam curiosos para ver a entrada dos pequenos. Mas afinal de contas, é fundamental usar Daminhas e Pajem na cerimônia do casamento?

Eu preciso ter Daminhas e Pajem na minha cerimônia?

trajes daminha e pajem

Não é obrigatório ter daminha e pajem em seu casamento. Essa deve ser uma escolha pessoal dos noivos.

Assim como algumas outras tradições, esta também não é mais obrigatória. Muitas pessoas colocam as crianças na cerimônia simplesmente porque acham bonito ou porque acreditam que a etiqueta pede.

Mas, hoje em dia, é muito mais interessante que a cerimônia tenha significado para os noivos. E nem sempre existem crianças que têm participação especial na vida do casal.

Não há crianças na minha família. E agora?

daminha e pajem usar ou não

Nem sempre temos crianças na família. Você pode utilizar crianças maiores como daminha e pajem.

Muitos casais têm sobrinhos e sobrinhas, afilhados, priminhos e priminhas que representam a família, e por isto trazem um significado bonito à cerimônia. Mas o que fazer quando não há crianças na família?

A escolha de Damas de Honra adultas está se tornando cada vez mais comum no Brasil e esta se torna uma ótima opção para quem não quer usar as Daminhas e Pajens. Você poderá escolher uma ou mais amigas especiais, um amigo querido ou até mesmo um casal que serviu de cupido no relacionamento. Esta é também uma boa alternativa para homenagear aquela amiga que deveria ser madrinha, mas não tem um acompanhante para o altar.

Além desta opção, muitas cerimônias de casamentos trazem os avós ao invés das crianças. Esta escolha dá um destaque especial para esta bonita relação e emociona a todos com a surpresa.

Quem eu devo escolher para ser daminhas e pajem em meu casamento?

crianças em casamento daminha

A escolha da daminha e pajem deve ser pessoal e afetiva. Alguém por quem vocês tenham carinho e proximidade.

As crianças escolhidas devem fazer parte do convívio do casal, como irmãs, sobrinhas, afilhadas. Além de evitar que a criança possa estranhar a situação, traz mais beleza e significado para cerimônia.

A idade também precisa ser analisada, o ideal é a partir de 5 anos. Mas depende da personalidade da criança e mais uma vez restrições da igreja. Já vi criança com menos de 2 anos fazer entrada triunfal, bem como muita criança maior de 5 anos travar e não entrar.

Não convide somente uma criança, pois caso aconteça algum imprevisto, você terá que readequar a cerimônia em cima da hora.

O que precisa estar em mente é que crianças são espontâneas! Fazem o que dar vontade, e isso ensaio nenhum no mundo é capaz de mudar!

Optei por ter Daminhas e Pajem. Quais os próximos passos?

Caso opte pela tradição das Daminhas e Pajens, tenha em mente algumas coisas para garantir que a cerimônia corra sem imprevistos.

Vale a pena ensaiar quantas vezes for necessário para que a criança se acostume com o trajeto e o ritual. E estes, quanto mais simples, mais fácil será para a criança decorar e maior a chance de tudo correr tranquilamente.

Uma boa estratégia é posicionar a mãe em um lugar estratégico próximo ao altar para guiar a entrada da criança. A mãe passa mais segurança e pode orientá-la disfarçadamente.

Trajes Daminhas e Pajem

daminha e pajem

Os trajes podem ser mais infantis, não precisam ser totalmente formais.

Mas a dúvida recorrente para a maioria das noivas se refere ao traje. A escolha do modelo adequado deve seguir o estilo do casamento, o horário, a idade da criança. Sem esquecer o conforto, (nada que aperte, pinique ou comprido demais para gerar tropeços) tecidos leves no verão e casaquinhos ou estolas para o frio. Os modelos preferidos das pequenas são os rodados de princesa, já as meninas maiores podem preferir os com saias mais retas estilo godê.

coroa de flores daminha

A coroa de flores na cabeça das daminhas faz bastante sucesso

vestido para daminhas

Os vestidos devem ser leves para não irritar as crianças.

vestido tule daminhas

O vestido de tule é bastante utilizado para as daminhas.

vestido daminhas maiores

Crianças maiores podem utilizar vestidos mais básicos, sem tantos babados.

vestidos daminha

As daminhas podem utilizar o mesmo vestido e sapato.

Se for mais de uma menina, podem ser modelos iguais, parecidos ou diferentes (sim pode ser diferente! Princialmente se forem de idades muito diferentes). Pode ser branco, rosa, floridos, com fita combinando com a decoração ou com o buquê da noiva. O que não pode é ser um modelo que imite a noiva! Daminha não é uma mini noiva, é uma criança e deve estar vestida como tal.

vestidos diferentes daminha

Ou podem utilizar modelos diferentes, mas com a mesma cor.

Para os meninos cabem o terno, meio fraque, smoking ou até uma calça curta com suspensórios no maior estilo Folk. Os sapatos (normalmente pretos de verniz) podem ser substituídos por tênis. Além do conforto dá um ar Rock ‘in roll ao traje (depende do estilo do casamento).

sapato pajem

Os pajens podem optar por utilizar tênis ao invés do sapato social.

pajem suspensório gravata

O uso de suspensório e gravata borboleta é o mais utilizado para o traje dos pajens.

Leve em consideração também os custos, pois segundo manda a etiqueta, a noiva deve arcar com as despesas dos trajes e acessórios. Não existe regras específicas, mas o bom senso. É comum os noivos pagarem a locação do traje, e os pais arcam com as despesas com cabelo (no caso das meninas) e sapatos.

A decisão é sua!

A decisão de usar ou não as Daminhas e Pajem é muito pessoal e deve ser tomada pelos noivos. O importante, qualquer que seja a decisão, é que as pessoas escolhidas para desempenharem este papel tão especial se sentirão muito felizes e agradecidas!


E você, o que escolheu para o seu casório? Contará com a presença de Daminhas e Pajem? Conte tudo para a gente através dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *