Uma vez que você encontrou seu par ideal, deseja passar o resto de sua vida ao seu lado. O noivado é o grande passo para selar esse compromisso. E com ele o tão desejado anel de noivado será parte desse momento.

O valor desse anel vai além de seu material. É sonho e desejo de muitas mulheres, e uma grande dúvida para os homens.

Nesse artigo vamos compartilhar algumas dicas para a escolha do anel de noivado e a maneira correta de usar o anel.

Dicas para escolher o anel de noivado ideal

Seja uma escolha surpresa do noivo, ou fazendo essa escolha juntos, algumas dicas podem ajudar na escolha do anel.

1. Defina seu orçamento

O valor de um anel de noivado pode chegar a números estratosféricos. O mais caro anel de noivado chegou a custar mais de 9 milhões de dólares!

Por isso defina um valor base que pretende gastar com o anel. O valor, claro, dependerá do estilo, material e principalmente do tamanho do diamante.

2. Escolha o estilo que mais agrade

Escolher o estilo é a parte mais difícil na escolha do anel. Principalmente se o anel for surpresa para sua noiva.

Pense no estilo dela, nas roupas, maquiagem e acessórios que usa. Certamente terá uma resposta do que escolher: um anel mais clássico, glamouroso, moderno…

  • Tradicional e Elegante

Um solitário é uma escolha clássica e atemporal. O diamante central será o centro da atenção, sem nenhuma distração. O solitário é o modelo mais popular de escolha.

Esse modelo normalmente apresenta o corpo do anel liso. Se quiser adicionar mais refinamento e luxo, acrescente pequenos diamantes ao longo do anel. Ou escolha uma meia aliança para compor o estilo.

  • Glamouroso

Se procura algo bem luxuoso e que chame a atenção, opte por um modelo com bastante brilho e diamante. Uma pedra grande, rodeada de pedras pavê, é puro glamour e chama ainda mais atenção para a grande pedra central. Parecendo com que seja maior e tenha mais brilho.

  • Natural e orgânico

Se sua noiva curte estar ao ar livre e gosta das formais naturais, opte por esse modelo. O anel apresenta formais da natureza como folhas, flores e curvas. Para uma mulher que seja muito ativa, considera um modelo que o diamante seja mais baixo. Dessa forma, o diamante ficará protegido contra arranhões ocasionados pelas tarefas diárias.

  • Romântico e atemporal

Se você é romântica, opte por modelos com ornamentos delicados. Você também pode optar por um modelo vintage e garantir um modelo atemporal.

  • Moderno e contemporâneo

Se seu estilo é moderno e contemporâneo, opte por um modelo mais arrojado e escultural. Escolha anéis que fujam do tradicional. Se quiser abrir mão do diamante central, opte por um anel mais largo, com detalhes em diamantes e pedras preciosas.

 

3. Escolha o material

Os principais metais preciosos para confecção do anel são: ouro branco, platina, ouro amarelo e ouro rosé. Platina e ouro branco são as escolhas mais populares. Estes dois metais são muito parecidos, porém a platina é mais durável. Por isso custa 50% mais.

4. Defina o tamanho e formato do diamante

Os diamantes podem ser esculpidos em diferentes formatos e podem ser de diversos tamanhos. A forma mais comum é a redonda. Por ser a mais comum, normalmente é a mais cara.

Por isso, se quiser economizar opte por um formato quadrado ou arredondado.

Como usar o anel de noivado?

Caixa com anel de noivado clássico
Caixa com anel de noivado clássico

Agora que você já escolheu o anel de noivado ideal, deve saber como usá-lo. A principal definição é de usá-lo na mão esquerda, sozinho ou junto da aliança, após casarem.

Significado do uso do anel de noivado e aliança no dedo anelar

O uso do anel de noivado e aliança no dedo anelar da mão esquerda é uma tradição com significado muito romântico.

A tradição vem dos antigos romanos, que acreditavam que nesse dedo havia uma veia ligada diretamente ao coração – a Vena Amoris ou a ‘Veia do Amor’. Fofo, não é mesmo?

Hoje sabemos que a história não é verdade, porém a tradição ainda continua nos dias atuais. Há alguns países que fogem dessa tradição e usam o anel ou aliança no anelar da mão direita, como a Rússia, Grécia e Colômbia.

Qual dedo usar o anel de noivado?

Anel de noivado com pedra azul
Anel de noivado com pedra azul

No dia do casamento é aconselhável usar o anel de noivado na mão direita. Dessa forma, será mais fácil realizar a troca das alianças.

Após o casamento, você pode mover o anel para a mão esquerda, em cima de sua aliança. Forma mais comum de utilização do anel de noivado.

Mas, nada impede de você usá-los cada um em uma mão. Ou usar somente a aliança.

romper as regras do anel de noivado torna sua escolha ainda mais única.

Pode haver tradições, mas não há regras. Você pode expressar seu estilo e personalidade ao usar suas jóias de casamento.


*Anéis:  Brilliant Earth  e Blue Nile

Espero que tenham gostado das dicas e das inspirações de anel de noivado. Já escolheram ou ganharam o seu? Conte aqui pra gente como ele é!