Como escolher o bolo ideal para o seu casamento

Um dos momentos mais aguardados da festa de casamento é a hora de partir o bolo. Sem dúvida nenhuma, em meio aos doces, salgados e pratos quentes que integram o cardápio, o bolo é o protagonista, pois além de deixar a celebração mais saborosa, ele faz parte da decoração e normalmente está em destaque na mesa principal da recepção.

O bolo de casamento  é uma tradição que traz consigo significados como fartura, fertilidade, compromisso e eternidade. O corte do bolo, por sua vez, representa o primeiro momento de partilha dos recém-casados. Quer saber como escolher o bolo ideal para o seu casamento? Então confira nossas dicas.

Escolhendo a decoração e tamanho do bolo

A beleza é o primeiro ponto que as noivas observam na hora de escolher o bolo e de fato ele precisa ser vistoso, bonito e bem acabado. São inúmeras as opções disponíveis, mas na hora de escolher a decoração e o tamanho do bolo, é necessário levar em consideração o estilo da festa, as preferências dos noivos, o número de convidados e o porte da recepção.

Bolos muito grandes em festas no estilo Mini Wedding definitivamente não combinam. Bolos elaborados demais em casamentos no campo também não caem muito bem. Nesse caso um Naked Cake (bolopelado) seria mais indicado. Para os casais mais românticos, os bolos delicados, com tonalidades claras e flores aplicadas são muito adequados. Já os noivos clássicos costumam apostar em bolos imponentes, pérolas e brasões.  Noivos jovens e modernos adoram bolos coloridos e formatos diferentes e há também quem não dispense um bolo mais requintado, arrematado com broches e pedrarias. Tudo vai depender dos gostos do casal.

Além da aparência

A estética do bolo é importante, mas não suficiente! Os noivos também devem ficar atentos ao sabor do bolo, tomando bastante cuidado na hora de escolher a massa, recheio e cobertura.

Massa: A massa escolhida com mais frequência é a massa branca (baunilha, chocolate branco, neutra, festa ou pão-de-ló). Existem também as massas de chocolate ou as brancas incrementadas com nozes e castanhas.

Recheio: Dentre os recheios mais famosos, podemos citar o brigadeiro branco, baba de moça, damasco, frutas vermelhas, geleia de frutas, doce de leite,  mousse de maracujá, nozes, ganache de chocolate, dentre outros. Tente não misturar muitos sabores para o bolo não ficar enjoativo. Além disso, procure escolher ingredientes leves e frescos (abacaxi, coco, pêssego) se o casamento for realizado na Primavera/Verão. No Outono/Inverno abuse dos chocolates e das oleaginosas.

Cobertura: Hoje em dia estão em alta os bolos pelados. Eles possuem um visual alternativo, são bonitos, mas não possuem cobertura. Os tradicionais bolos com pasta americana nunca saem de moda, são resistentes e esteticamente interessantes. Já glacê e butter cream não são coberturas com acabamentos sofisticados e podem não resistir às altas temperaturas.

Dicas extras

  • Sempre faça a degustação antes de escolher o bolo.
  • Servir o bolo com calda ou sorvete dá um toque especial à sobremesa casamentícia.
  • Escolha um profissional competente e que tenha boas referências no mercado.
  • Bolos quadrados ou redondos são mais fáceis de combinar com a decoração do que bolos em formatos muito inusitados.
  • Avalie se o bolo resistirá às elevadas temperaturas e não escolha ingredientes facilmente perecíveis.
  • O bolo não precisa ser todo de verdade. A base pode ser fake, pois isso diminui os gastos.

E aí, você gostou das nossas dicas? Já escolheu o seu bolo? Compartilhe conosco suas opiniões através dos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *