O chá de panela é uma festa tradicional que antecede os casamentos. Acontece, na maioria das vezes, um mês antes da data da cerimônia e costuma-se reunir amigos e familiares. Em algumas reuniões a entrada é exclusiva para as mulheres, amigas da noiva, em outras, o noivo e seus convidados também são bem-vindos.

A reunião mais tradicional é o chá de panela, do qual falaremos mais adiante. Porém, como nem todo casal de noivos é igual, foram sendo criadas novas versões mais modernas para reunir os mais próximos para este “chá”. Conheça algumas variações desta tradição que não pode faltar e escolha a que melhor se encaixa no clima do seu casamento!

Viva a tradição!

O chá de panela é a forma mais tradicional desta festa. Também conhecido como chá de cozinha, a tradição manda reunir os amigos e familiares. Antes da festa, no momento do convite, é feita uma lista de casamento, artigos para casa, que o casal quer ganhar. Estes presentes ficam sob responsabilidade dos convidados de forma que cada um leve um presente que será entregue no dia da reunião. Esta lista pode ser feita também online: algumas lojas virtuais oferecem este serviço que torna ainda mais prática a escolha dos presentes.

Em alguns casos os noivos são submetidos a algumas brincadeiras como descobrir que presente foi dado por quem, pagando prenda caso errem, aumentando a diversão do momento. A festa geralmente é realizada em um salão de festas, na casa de algum parente mais próximo ou dos próprios noivos, e o ambiente deve ser decorado com a cara dos noivos, com exposição de fotografias que representem a histórias do casal. Pode ser uma comemoração exclusiva das noivas e suas amigas ou incluir toda a família e amigos. Por ser mais tradicional, é ideal para noivos mais conservadores, que gostem de algo “mais família”.

Feminino e apimentado

O chá de lingerie é exclusivo para a noiva e suas convidadas. Praticamente uma despedida de solteira, o chá reúne as amigas mais próximas e madrinhas para um bate papo voltado para o universo feminino. É mais descontraído e informal e, em vez de utensílios para a casa, os presentes são lingeries para a noiva.

Algumas lojas de lingerie têm disponibilizado seu espaço, ou listas com peças que podem ser previamente escolhidas pela noiva para que as convidadas escolham os presentes a partir dela, sem risco de errar.

Algumas noivas mais ousadas contratam sexólogas ou vendedoras de artigos de sexshop para dar uma apimentada no encontro das amigas. Vale tudo para comemorar a chegada do seu casamento e já entrar no clima com muitas ideias para ser uma noiva ainda mais sensual. Este chá é indicado para quem quer um momento com as amigas.

Festa completa

Uma nova tendência é o chá bar. Este tipo de festa na verdade utiliza somente o nome, pois não é nada tradicional. Em vez de reunir familiares e amigos em algum salão de festas ou casa, o chá bar pode ser feito em algum restaurante, choperia ou bar, como o próprio nome já diz.

Fica a critério dos noivos se os convidados levarão presentes ou dinheiro, o que pode ser mais fácil por ser em um lugar mais público e com menos espaço para guardar os presentes. Ideal para noivos que já tenham costume de frequentar estes lugares com os amigos e que gostem de curtição.

Este tipo de comemoração é perfeito para casais modernos, que não querem se preocupar com decoração e locação de espaço, por exemplo. Além disso, os noivos podem deixar por conta de cada convidado pagar pelo que consumir, ou apenas pela bebida, de acordo com o que cabe no bolso.

Neste caso os noivos, inclusive, se envolvem mais e deixa de ser uma coisa exclusiva para a noiva e suas amigas. Alguns estabelecimentos já trabalham com eventos como estes, concedendo promoções especiais, como rodadas de chopp por conta da casa, por exemplo.

O importante é não deixar de comemorar com os amigos e familiares o casamento que se aproxima. Além de ser o momento de ganhar presentes para casa, lingerie ou dinheiro para a lua de mel, é uma excelente oportunidade para reunir todo mundo e celebrar.

E aí, qual deles se encaixa mais no seu perfil? Qual será sua opção? Conte para a gente através dos comentários!