Pensando em inovar? Fazer diferente? Avalie os pontos positivos de um casamento estilo americano! Que antes de mais nada é lindo! Vamos conhecer um pouco mais sobre os casamentos americanos? Confira!

Madrinhas e padrinhos: estilo americano

Basicamente as damas de honra ou ‘demoiselles ou bridesmaids’ entram antes da noiva. Normalmente vestidas iguais ou da mesma cor, com buque ou corsage (flores no pulso). Ficam todas do mesmo lado da noiva, e compõem um efeito visual muito bonito para a cerimônia.

Em seguida pode ter a entrada dos homens, padrinhos ou groomsman com a mesma cor de gravata e flores na lapela. Que no altar ficarão do lado no noivo.

Neste tipo de entrada não é preciso “montar casais”. Pois muitas vezes os noivos tem em seus escolhidos para padrinhos, amigos, irmãos, pessoas jovens, que muitas das vezes não são casadas ou noivos. Com isso acaba tendo que convidar o namorado(a) dessa pessoa só por consideração, quando na verdade você nem é tão próximo assim dele ou dela.

Homens e mulheres entram separadamente e por isso o numero também não precisa ser o mesmo, podem ter 7 madrinhas e 4 padrinhos, por exemplo. Estes “padrinhos” podem ficar posicionados no lugar dos pais em cerimônias onde estes não podem (ou por algum motivo não querem) estar no altar.

casamento-estilo-americano

Pajem e dama – ‘maid of honor’ e ‘best man’

As daminhas lá são chamadas de flower girls. Elas entram com uma cestinha e vão jogando pétalas ao longo do caminho.

Flower-Girl-Hairstyles

Quando o casal não tem pajem ou dama para levar as alianças, um groomsman (padrinho do noivo) levará as alianças da cerimonia. Este envolvimento na verdade começa muito antes. Pois originalmente existe uma madrinha especial, ‘maid of honor’, normalmente a melhor amiga que é a responsável por auxiliar a noiva na organização de todo o casamento (quase uma segunda cerimonialista). Organiza o chá de panelas, e no dia do casamento se arruma no mesmo lugar que a noiva, ajuda a noiva a se vestir (aliás todas se vestirem no mesmo lugar é no mínimo uma festa a parte).

madrinhas estilo americano

Assim como entre os padrinhos podemos ter um escolhido, ‘best man’, responsável em organizar a despedida de solteiro. E todos no dia do casamento se arrumam no mesmo lugar que o noivo (barbearias hoje também são uma festa a parte para noivo e padrinhos).

padrinhos-best-man

Tradições de casamento estilo americano

Nos Estados Unidos a ‘maid of honor’ (madrinha) é responsável por fazer todos chorarem com palavras bonitas e românticas na recepção. O ‘best man’ (padrinho) é responsável por contar piadas e coisas engraçadas do noivo e causar muitas gargalhadas em todos os convidados. Depois esses discursos é encerrando com o Brinde!

brinde-casamento-americano

No início da cerimônia, as mães dos noivos acendem uma vela cada uma, simbolizando que deram a luz a cada um. Ao final da cerimônia, os noivos pegam as velas que suas mães acenderam e juntos acendem uma única vela, simbolizando que eles estão UNIDOS PARA SEMPRE. Muito lindo! Algumas igrejas evangélicas no Brasil até adotaram esta cerimônia das velas.

Na saída dos noivos da Igreja, todos os convidados tocam um sino que se encontra amarrado nos bancos. Isso é para desejar felicidade aos noivos. E os famosos arroz não escapam da saída dos noivos na porta da igreja. Na recepção os convidados assinam o livro de convidados e pegam um cartão com o seu nome que indica aonde deverá se sentar.

Já os padrinhos e madrinhas se sentam juntos com os noivos. O buquê é como aqui, mas ele tem mais coisas… A noiva se senta e o noivo tira a “cinta-liga” da noiva (garter belt) e joga para as solteirões da festa. Após isso, o solteiro que pegou a Cinta-Liga coloca a mesma na perna da solteira que pegou o Buquê e ambos dançam uma música juntos… Quem sabe não sai um novo amor? Eu adorei esta parte!

Convites estilo americano

Normalmente os convites são entregues via correios, e não pessoalmente como aqui. Eles são enviados em um envelope, onde dentro tem um cartão para RSVP.

O RSVP é muito tradicional lá e seguido a risca a data indicada. Ninguém deixa para última hora a confirmação de presença.

No envelope do convite também consta muitas vezes um kit de papelaria. Como mapas, cartões de RSVP, envelopes para o envio do RSVP e algum convite adicional de brunch.

Os convites são sempre muito bem alinhados e toda a papelaria está em harmonia.

convite-americano-2 convite-americano-2 convite-americano-2


E vocês? O que acham de fugir do “nosso tradicional”? Pensam em fazer um casamento estilo americano? Conte pra gente nos comentários!