Casamento de dia: dicas do que usar, servir – 41 fotos!

O casamento de dia vem ganhando cada vez mais a preferência entre os noivos. E não é para menos: trata-se de uma alternativa diferente, original, versátil e que, se comparada à cerimônia noturna, pode até sair mais barata, sem ser menos romântica.

Porém, na hora de organizá-la, alguns cuidados devem ser tomados. Prestando atenção em em algumas peculiaridades que somente o fator dia traz à celebração. Para te ajudar com todos esses detalhes, listamos algumas dicas para que sua cerimônia diurna seja um sucesso! Confira:

Disponibilize sombra…

No Brasil, o calor é algo que tem que ser levado em conta no caso de uma cerimônia durante o dia. Independentemente da época do ano, o período do dia é sempre mais quente que a noite. No caso de celebrações ao ar livre, é preciso ainda considerar o sol que incidirá diretamente sobre os convidados caso não haja uma proteção adequada. Por isso, invista em tendas ou qualquer estrutura que dê sombra: elas funcionam também como um excelente plano B e podem salvar sua festa em um dia de chuva. Distribuir algumas sombrinhas também pode ser uma boa ideia.

…e água fresca

Ainda pensando no fator calor e sol, distribua leques e garrafinhas de água (que tal personalizá-los com o nome do casal e a data da celebração?) para que eles se mantenham refrescados e bem hidratados. Se você quiser presenteá-los com alguns outros mimos, disponibilize nos toaletes lencinhos antibrilho (aqueles que retiram o suor, mas não a maquiagem), frasquinhos com protetor solar e até óculos escuros divertidos.

  

Decoração casamento de dia

Os casamentos de dia normalmente são mais delicados, com cores mais claras e menos brilhos do que um casamento durante a noite. O bom é que não é necessário muita decoração para ter um casamento belo. A luz natural já ajudará bastante a criar uma atmosfera bacana. Por isso escolha um salão com uma ambientação bacana.

Você pode optar por uma decoração mais simples e sem brilho, que pode ser compensada por muitas flores coloridas.

Aproveite a iluminação natural

Um dos pontos altos de uma festa durante o dia é o fato de o sol fazer a iluminação do ambiente, o que rende fotos mais bonitas e permite que todos os presentes desfrutem da paisagem. Apesar disso, é preciso pensar na necessidade de promover iluminação artificial à festa. Esse fator deve ser avaliado principalmente em dois casos: o primeiro é se o casamento for realizado em ambiente muito fechado, e o segundo é o caso de o casamento começar à tarde mas se prolongar até algumas horas da noite.

O que servir num casamento de dia?

O buffet deve ser composto por opções leves e resistentes a altas temperaturas. Evite, por exemplo, distribuir durante a sua recepção alimentos que estraguem facilmente como os derivados do leite e receitas que utilizem ovo cru. Com relação às bebidas, ofereça batidinhas de frutas, champanhe e cerveja gelada. Abuse de frutas da época e cítricas e evite o whisky, que é uma bebida mais pesada e que cai melhor durante à noite. Sorvete, como sobremesa, é sempre uma boa pedida.

O que usar num casamento de dia?

As roupas e as maquiagens também tendem a ser mais leves, tanto pela iluminação natural do dia, quanto pelo calor. Abuse da simplicidade e da delicadeza e procure evitar tons escuros.

Vestido de Noiva

Opte por tecidos mais leves e sem tantos brilhos. A renda fica um charme em um casamento de dia. Os bordados com pedrarias ficam super bem também, dando um ar um pouco mais formal ao vestido de noiva.

Dê preferência por não utilizar véu. Se for usá-lo, opte por um mais curto, ou um voilette.

Roupa do Noivo

Ternos mais claros como marrom, azul e cinza vão muito bem em casamentos de dia.

Roupa dos Convidados

O ideal é utilizar cores pastéis. Ficam super bem em casamentos durante o dia. Evite usar preto. Se gostar de cores escuras opte por um azul marinho.

Você também pode utilizar estampas. Os florais caem super bem. Vestidos com textura também ficam ótimos, como a renda.

Evite usar vestidos longos. Os midis são os mais apropriados. Ficam super elegantes.

Se não gostar de usar vestidos ou saias, você também pode optar por usar calças. Só evite tecidos muito casuais como jeans e malha. Opte por tecidos refinados como a seda.

Para os homens, vai depender do tipo de festa. Se for algo super formal opte por um terno, mas de cor clara: cinza, marrom ou azul marinho. Se for algo não tão formal você pode utilizar apenas uma camisa e calça social.

Acessórios

Além de dúvidas de qual roupa usar em um casamento de dia, os acessórios também são super importantes.

As bolsas devem ter um tamanho pequeno. Evite bolsas grandes e estilo sacola.

Você pode optar tanto por sapatos fechados, quanto por sandálias. Só evite sandálias plataformas pois são muito informais.

Se for seu estilo, você pode optar também por utilizar um chapéu. Que ocasião melhor teria para usá-lo?

Penteados

Os penteados soltos ou meio presos ficam ótimos de dia. Tranças também ficam super bem. Se optar por utilizar o cabelo preso, experimente deixar mechas mais soltas para não deixar o visual tão formal.


E vocês, como estão planejando aproveitar ao máximo as vantagens de uma festa durante o dia? Contem para a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *