O buquê de noiva é um dos itens mais simbólicos do casamento. Existe muita tradição e história por trás desse item, mas o importante mesmo é escolher um modelo adequado ao estilo de cerimônia e que combine com seu vestido de noiva e sua personalidade.

O buquê de noiva é o item mais aguardado da festa, quando as amigas solteiras fazem fila para poder pegá-lo. É diversão garantida!

Tanto cuidado na escolha do buquê pode fazer com que a noiva queira guardá-lo como recordação de um dia muito especial. Então, nesse caso, o ideal é fazer uma opção menor ou mais simples para essa hora da festa.

Além da tradição de jogar o buquê, muitas outras brincadeiras foram surgindo para essa hora. Uma delas é amarrar o buquê com fitas e a noiva, de olhos vendados, ir cortando as fitas até que sobre somente uma. Diferente, não é mesmo? Além de render lindas fotos!

Vamos então conhecer um pouco mais a respeito do buquê de noiva.

História do buquê de noiva

buque com ervas
A tradição do buquê de noiva surgiu com ramos de ervas e folhagens.

A tradição do buquê surgiu na Grécia Antiga, com o uso de ramos e ervas para trazer bons fluidos e uma união duradoura ao noivos. Já em Roma, o buquê de ervas significava fidelidade e fertilidade.

Ao longo do tempo, foram surgindo novos itens e adereços a esse buquê. Na Polônia, por exemplo, era salpicado açúcar no buquê, para que a personalidade da noiva fosse sempre doce.

Na sociedade atual, as ervas deram lugar a lindas flores. No início usava-se apenas uma flor. Depois foram surgindo mais, até dar lugar ao buquê de noiva. Depois acrescentaram-se outros adereços, como o uso do terço, para as noivas religiosas.

Hoje em dia a diversos modelos e formatos de buquê de noiva. O importante é que ele tenha seu estilo e que combine com seu vestido de noiva. Nunca esquecendo-se do bom gosto.

Como escolher o buquê de noiva?

buque de noiva tipos flores
Leve em consideração algumas dicas para escolher o modelo de buquê de noiva.

São as noivas que normalmente fazem a escolha da flor que mais lhe agradam, de acordo com seu estilo e gosto pessoal. Porém, é importante conversar com seu florista ou decorador e também com seu estilista do vestido, para escutar a experiência deles.

Isso porque o buquê deve harmonizar com o vestido de noiva. Nem sempre tem que combinar com a decoração, mas tudo precisa estar em harmonia de estilo.

Para escolher o buquê, leve em conta alguns itens:

  • Tamanho pode fazer diferença – pelo menos na escolha do buquê. Se optar por um buquê redondo, ele deve ter entre 23 a 25 cm de diâmetro, não mais que isso. Se não, o visual ficará exagerado. Se escolher um modelo cascata, ele poderá ser maior, chegando até a altura da canela da noiva.
  • Leve em conta seu tipo físico – noivas baixinhas ou mignon devem evitar modelos de buquê muito grandes. Assim como noivas mais robustas devem evitar os modelos menores. Tudo deve ficar proporcional.
  • Leve em consideração o estilo da cerimônia – casamentos de dia combinam com flores simples ou do campo. Já casamentos de noite combinam com flores sofisticadas como rosas e orquídeas.

Tudo sobre buquê de noiva: tendências e como escolher o ideal

Mais algumas dicas importantes sobre buquê de noiva:

  • O buquê deve ser confortável de ser segurado. Ele não pode ser muito pesado ou possuir um diâmetro muito grande de caule, para que a noiva não se sinta desconfortável ao carregá-lo.
  • O arranjo deve ser levado a noiva duas horas antes da cerimônia. O buquê precisa estar lindo e fresco.

Devo combinar o buquê com as flores da cerimônia ou da festa?

O buquê de noiva não precisa ter as mesmas flores da decoração, porém devem seguir o mesmo estilo. Se escolheu uma cerimônia rústica, as flores do buquê devem seguir essa mesma linha.

Também deve seguir o gosto pessoal da noiva e combinar com seu vestido.

Qual o tipo de flor que mais combina com sua decoração? Descubra! Há uma infinidade de flores e algumas combinam mais com certos tipos de decoração. Confira como escolher o tipo certo de flor.

A escolha das flores para a festa de casamento é uma decisão que para algumas noivas parece simples (e não muito importante), mas que para outras é um detalhe que merece muita atenção e, por isto, exige dedicação e trabalho. Seja você uma noiva que decide pelas flores mais fáceis ou daquelas que tem uma ...

buque-noiva-vestido
Tudo sobre buquê de noiva: tendências e como escolher o ideal Listamos algumas dicas e informações sobre buquê de noiva. Dicas importantes e tendências para ajudar na escolha de seu buquê de noiva.

Todos os detalhes do visual da noiva são importantes no casamento, inclusive o buquê de noiva. Definitivamente, não dá para juntar algumas flores da decoração e transformar em um buquê digno! É necessário planejar a escolha e optar por um ramo que combine com a noiva (fisionomia, estilo, estatura). Além disso, é recomendado que ele ...

buque de noiva como escolher
Buquê de noiva | Dicas para escolher o buquê ideal

O buquê de noiva é um dos itens mais simbólicos do casamento. Existe muita tradição e história por trás desse item, mas o importante mesmo é escolher um modelo adequado ao estilo de cerimônia e que combine com seu vestido de noiva e sua personalidade. O buquê de noiva é o item mais aguardado da festa, ...

Quer fugir do óbvio? 11 dicas para buquês diferentes Você imagina um buquê fora do tradicional? Aqui tem ideias e inspirações para fugir do comum em relação ao buquê.

O buquê é um acessório indispensável no visual da noiva e, embora muitas deixem a tarefa da escolha para a última hora, o ideal é planejar esse detalhe com bastante antecedência, sempre levando em consideração o estilo do vestido, os gostos pessoais da noiva, o porte físico dela e também o período do ano em ...

buque de noiva natural

As flores possuem significados e inspiram sentimentos.

Flores para buquê de noiva

Cada tipo de flor possui sua beleza e significado. As flores podem despertar sentimentos tanto a você quanto aos convidados.

Como escolher as flores ideais para o seu vestido

Conheça alguns modelos de flores e seus significados e escolha o tipo de flor que combina mais com sua personalidade e característica.

  • Girassol – dignidade, glória e paixão
  • Jasmim – amor, beleza e delicadeza
  • Lírio – doçura e pureza
  • Lisianto – amor e romance eterno
  • Margarida – inocência
  • Orquídea – beleza, pureza espiritual
  • Peônia – amor, sensualidade, afeto e fidelidade
  • Rosa amarela – amizade e felicidade
  • Rosa branca – pureza e paz
  • Rosa cor de rosa – amizade e carinho
  • Rosa vermelha – amor e paixão
  • Tulipa vermelha – declaração de amor
  • Violeta – lealdade

Formato buquê de noiva

Confira os principais formatos de buquê e escolha o que mais lhe agrada.

Cascata

buque cascata
O modelo cascata é ousado e fica bem em casamentos de noite.

Esse modelo possui um formato vertical, organizado em formato de queda d’água. Podendo ter diversos comprimentos e chegar até abaixo do joelho da noiva.

O modelo é indicado para cerimônias bastante formais e tradicionais. é um modelo bastante elegante.

Miss ou braçada

buque de noiva miss ou braçada
O modelo miss ou braçada não é muito usual e por isso bem diferente.

Esse modelo consiste em flores de caule longo, adornados com uma fita e carregado apoiado no antebraço da noiva. É o tradicional buquê entregue as misses, por isso o seu nome.

É um modelo apropriado a cerimônias formais, mas também ficam bem para casamentos ao ar livre. As flores mais adequadas para esse modelo são rosas, tulipas francesas, copos de leite e lisiantos.

Redondo

buque de noiva redondo
O buquê de noiva redondo é o modelo mais escolhido pelas noivas.

É um dos modelos mais usados pelas noivas. Tem como característica ser muito romântico e tradicional.

O modelo reúne flores mais largas formando um arranjo arredondado. É bastante versátil e combina tanto com cerimônias de dia quanto à noite.

Assimétrico

buque de noiva assimetrico
O modelo assimétrico é despojado e bastante versátil.

Este modelo possui um arranjo mais desconexo e aleatório. É interessante utilizar um mix de flores e folhagens para dar um ar moderno e atual.

É perfeito para cerimônias mais despojadas, porém é bastante versátil e combina com a maioria dos vestidos de noiva.

Buquê de noiva 2018 tendência

buque de noiva copo de leite
O copo de leite é uma flor que está em alta nos buquês em 2018.

Cada ano novas tendências surgem e com o buquê de noiva não é diferente. Alguns tipos de flores e formatos ficam mais em evidência e tornam-se a escolha preferida das noivas.

Neste ano de 2018 a flor peônia vem com tudo. A flor já era queridinha das noivas americanas e europeias e este ano caiu no gosto das brasileiras.

Outra tendência de flor para 2018 é o copo de leite ou calla. Ela traz um ar moderno e contemporâneo à cerimônia.

Algumas noivas também estão optando por colocar ervas no buquê, junto com as flores. Relembrando a tradição de como tudo começou.

Os tons pastéis são preferência entre as noivas de 2018 e ficam lindas em casamentos vintage ou boho chic e também nos mais clássicos.

Quer fugir do óbvio? 11 dicas para buquês diferentes

Buquê de noiva natural ou artificial?

Muitas noivas têm dúvidas na hora de escolher as flores para o buquê. Conheça um pouco da característica de cada um.

Buquê de noiva natural

buque de noiva tons pasteis
O buquê de flores naturais traz leveza ao visual da noiva.

O buquê de noiva natural é confeccionado com flores naturais. O ideal é que as flores escolhidas sejam de época, dessa forma o preço fica mais acessível.

Seu principal ponto positiva é a naturalidade e delicadeza que traz ao visual da noiva.

O ponto negativo seria o preço, já que flores não são itens baratos. A vida útil do buquê natural também é limitado, e por isso deve ser entregue a noite o mais próximo da cerimônia para que não fique feio.

Buquê de noiva artificial

bouquet-de-broche
O buquê de broches é um modelo artificial e cheio de personalidade.

O buquê de noiva artificial leva elementos de diferentes materiais. Pode ser confeccionado com feltro, tecido, pérola ou broches, que está super em alta.

O principal ponto positivo é sua durabilidade e a facilidade de encontrar modelos. O preço normalmente é mais em conta do que o buquê de noiva natural.

O ponto negativo seria a falta de personalização do buquê, pois a maioria conta com modelos pré definidos. O visual também tende a ser um pouco mais carregado do que um modelo natural, mas claro que depende do material escolhido.

Confira o vídeo do Youtube com modelos alternativos de buquê artificial.

Buquê de noiva simples

buque de noiva simples
O buquê de noiva simples traz naturalidade e simplicidade à cerimônia.

Muitas noivas preferem o estilo simples e buscam isso também na escolha do buquê. Os modelos simples ficam perfeitos para casamentos ao ar livre e no campo. Nesse caso você pode utilizar flores silvestres ou apenas folhagens, para garantir um ar bem natural.

Flores como lavanda, margarida, flores do campo e folhagens são a escolha perfeita para buquê de noiva simples. Os modelos simples trazem naturalidade e simplicidade ao visual da noiva. Se é isso que procura, escolha um buquê de noiva simples!

Buquê de noiva casamento de dia

buque de noiva casamento de dia
Flores do campo e coloridas caem bem em casamentos de dia.

Para casamentos ao ar livre, as flores do campo caem super bem. Lírios e flores quentes e fortes combinam com esse tipo de cerimônia.

Confira o vídeo do Youtube com inspirações de modelos de buquê rústicos para casamentos de dia.

Buquê de noiva casamento de noite

buque de noiva casamento a noite
Casamentos noturnos combinam com buquês clássicos.

Para casamentos clássicos, tradicionais ou em igrejas, o ideal é apostar em flores mais discretas. Rosas brancas ou champanhe, peônias e orquídeas são as escolhas perfeitas, combinadas com folhagens.

Se tens dúvidas quanto a escolha do buquê e não quer errar, aposte em um modelo clássico. Você não irá se arrepender.


O buquê é um dos destaques do casamento e deve estar de acordo com o estilo da noiva e da cerimônia.

Espero que as dicas tenham ajudado essa escolha tão difícil.