Estamos na temporada mais fria do ano e isso tem lá os seus encantos, até porque, as noites de inverno são mais estreladas e o clima frio favorece o aconchego, charme e romantismo. Pensando nisso, muitos noivos marcam a data do casamento para essa estação e, apesar da baixa temperatura, a celebração pode ser simplesmente incrível. Se você deseja se casar no inverno ou ainda não se decidiu, confira nossas dicas e organize o casamento invernal dos sonhos.

Os trajes podem (e devem) ser glamourosos

O inverno pressupõe um maior requinte na decoração, no cardápio e também nos trajes. Não é à toa que se fala por aí que no inverno as pessoas ficam mais bem-vestidas. O brilho e os tecidos mais encorpados são bem-vindos nessa estação e, isso vale não só para as madrinhas e padrinhos, como também para os noivos, pais, damas, pagens e convidados. Os bordados e aplicações podem ser usados e as mulheres devem recorrer aos modelos com manga ou às estolas de pele. Quanto ao vestido da noiva, o ideal é que ela fuja do tomara que caia, ao menos na cerimônia religiosa!

Escolha um cardápio que aqueça os convidados por dentro

Se o seu casamento vai acontecer em um dia ou noite de inverno, o cardápio deve ser projetado para aquecer as pessoas e agradar o paladar dos convidados. Nesse sentido, queijos como entrada, um vinho bem encorpado e um prato principal quente podem fazer toda a diferença no menu da sua festa. Opções como massas, escondidinho de carne, consomê e fondue são sempre bem-vindas em recepções de casamento.

Quanto aos doces, use e abuse de ingredientes como chocolate, nozes, castanhas, doce de leite e licor. O bolo também pode ser bem cremoso, recheado com ganache e acompanhado de calda quente. Evite elementos frescos como abacaxi e pêssego. Eles são melhores no verão!

Opte por uma decoração aconchegante

A decoração de um casamento no inverno deve ser pensada para deixar as pessoas próximas uma das outras, ou seja, deve ser o mais aconchegante possível. O ideal é que você fique de olho nas tendências, escolha as tonalidades típicas da estação, como bege, nude, rosê, marrom e vermelho. Além disso, priorize um mobiliário bem imponente.

Se você quiser economizar na decoração e, de quebra, ter arranjos florais vistosos e bonitos, é indispensável que você opte pelas flores da estação. Além de serem mais fáceis de achar, elas são mais baratas do que as espécies fora da época. No inverno, as flores mais indicadas são a gérbera, flor de cerejeira, boca-de-leão, gypsophila, flor de ervilha, copo-de-leite, tulipa, alstroeméria, rosas e orquídeas.

Vale a pena escolher toalhas de mesa brocadas, guardanapos de tecido, sousplats metalizados, lustres, tochas decorativas e aquecedores. As velas e os espelhos também caem superbem nas decorações invernais.

Dicas extras

  • Em casamentos no inverno, é bacana fazer uma mesa de café com petit fours, copinhos de chocolate para colocar licor, café quentinho, chás, achocolatado e pãezinhos de canela e gengibre.
  • Se a noiva escolher um vestido tomara que caia, ela pode optar por um sofisticado bolero de renda para compor o look.
  • Na decoração, evite cores vibrantes como coral, laranja e amarelo-ouro. Se você não dispensar tonalidades alegres, prefira os tons pastel.
  • Para mães e madrinhas, cores como bordô, grafite, cobre, marrom, azul royal e nude são sempre adequadas.

E aí, você gostou das nossas dicas? Elas serão úteis na organização do seu casamento? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários.