Os acessórios tem a função de complementar o visual da noiva e deixá-la ainda mais bonita para o dia do casamento. Há diversas opções a escolha da noiva: tiara, coroa, joias, luvas, véu…

Lembre-se que não é porque há muitas opções que você deva escolher todas. Há sempre novos modelos e tendências surgindo, por isso sempre fique de olho e pesquise muito para escolher os acessórios ideais.

Para lhe ajudar nessa escolha, vamos conferir os tipos de acessórios e como utilizar cada um.

Como escolher os acessórios para o dia do casamento?

A escolha dos acessórios não é tarefa fácil. Como dito anteriormente há diversas opções a serem escolhidas. Mas os principais itens a serem levados em consideração nessa escolha são:

  • Estilo da noiva – este é o principal requisito na hora de escolher os acessórios. Antes de mais nada, os acessórios devem ter o estilo e personalidade da noiva. De nada adianta o acessório ser incrível e não ter nada a ver com você. Não é porque algum acessório está na moda que fique bom com seu tipo físico ou personalidade.
  • Vestido de noiva – o acessório deve estar em sintonia com seu vestido de noiva. Alguns acessórios não combinam com certos modelos de vestido. Por isso leve em consideração o modelo do decote, a altura do vestido, se tem pedrarias ou não, tudo isso pode ajudar a contribuir ao escolher o acessório de noiva.
  • Estilo do casamento – outro requisito a ser levado em conta é o estilo que será a festa. Um estilo mais clássico combinará mais com certos tipos de acessórios, enquanto que um estilo mais rústico com outros. Atente-se também a este item na hora de escolher seus acessórios.
  • Orçamento – este item também deve ser levado em consideração. Afinal, infelizmente não podemos sair comprando tudo o que desejamos. O orçamento também deve ser um requisito na escolha dos acessórios de noiva.

Dicas importantes:

  • Tente não usar mais do que dois ou três acessórios. Dessa forma você evitará que seu look fique muito poluído.
  • Se utilizar um vestido com muito bordado ou renda opte por acessórios mais clean e minimalistas e vice versa.
  • Se for utilizar um acessório chamativo no cabelo, opte por brincos e colares discretos.
  • Os acessórios devem seguir a mesma linha e ter mesmo material. Ou tudo na cor prata ou tudo dourado.

Véu de noiva: Como escolher o ideal – Guia Completo com 34 fotos!

7 inspirações de acessórios de cabelo para seu casamento – 43 fotos

O que a noiva deve usar no cabelo?

noivas_tiaras modernas

Um dos acessórios que mais geram dúvidas é sobre o acessório a ser usado no cabelo. Afinal, este item será um dos que terá mais destaque. Para isso, além da noiva se atentar aos requisitos citados anteriormente, você deve também levar em consideração o penteado escolhido.

É aconselhável primeiramente fazer a escolha do penteado para só então fazer a escolha do acessório de cabelo. Dessa forma o acessório será um item que irá complementar o visual de seu penteado.

Casamentos de dia pedem acessórios mais leves como flores e pérolas. Já casamentos a noite podem ter mais luxo com muitos brilhos e pedrarias.

Vamos então dar uma olhada nos tipos de acessórios para cabelos de noiva.

1. Coroa

coroa-para noivas

A coroa é um acessório bastante tradicional. Opte por usar ela se seu casamento também seguir a linha tradicional. Os modelos com brilhos e pedrarias devem ser utilizados em locais fechados, preferencialmente à noite.

Se seu casamento será durante o dia e mesmo assim quiser usar coroa, opte por modelos com pérolas ou sem nenhuma pedra.

2. Casquete e voilette

voilette

O casquete é tipo um pequeno chapéu que fica rente à cabeça. Normalmente utilizado mais na parte lateral da cabeça.

Já o voilette é um pequeno véu que cobre parte do rosto. Pode vir acompanhado do casquete ou outro acessório.

Esses acessórios não são tão comuns. São utilizados por noivas cheias de estilo e ligadas às tendências ou por àquelas que buscam um visual vintage a seu casamento.

3. Tiara

tiara-para noivas

A tiara é um dos acessórios mais escolhidos pelas noivas. Muito se deve ao fato de ela cair bem em todos os tipos físicos e na maioria das cerimônias.

Os modelos mais despojados combinam com casamentos durante o dia ou que fogem do tradicional. Já os modelos mais delicados combinam com cerimônias formais.

4. Presilhas cabelo

presilha-noivas lateral cabeça

As presilhas são acessórios de cabelo mais discretos. Podem ser utilizadas por noivas mais delicadas e discretas. Normalmente possuem brilhos e pedrarias, mas também há modelos com plumas e rendas.

As presilhas ficam bem em penteados presos ou semi presos e podem ser utilizadas tanto de dia quanto a noite.

5. Véu

veu-para noivas como usar

Claro que o véu não poderia ficar de fora. O acessório mais simbólico de um casamento pode ter diversos comprimentos e modelos. Para muitas o item é obrigatório, mas a verdade é que você pode optar por não usar no casamento.

A escolha do véu de noiva deve se basear, principalmente, no modelo do vestido de noiva e no tipo de cerimônia. O ideal é optar por um véu mais clean se seu vestido tiver muitos bordados e pedrarias, e vice versa.

Agora, qual seria o comprimento mais adequado do véu de noiva?

Qual o comprimento ideal do véu de noiva?

veu-comprimento ideal

Para escolher o comprimento ideal do véu, atente-se principalmente ao comprimento e modelo do vestido de noiva.

  • Véu longo ou catedral – esse comprimento combina com cerimônias noturnas e formais e locais fechados. O véu pode ter entre 2 e 5 metros de comprimento.
  • Véu na altura da cintura – os véus com comprimento até a cintura são os mais ecléticos. Eles ficam bem com a maioria dos modelos de vestido de noiva. Apenas os modelos com cauda não ficam bem com o véu na altura da cintura.
  • Véu ponta de dedo – o véu com esse nome é aquele que termina na altura da ponta do dedo das mãos. Ele é o mais escolhido pois é o que combina com a maioria dos modelos de vestido. Só não é adequado para os vestidos curtos.
  • Véu curto – se for utilizar um vestido curto ou se sua cerimônia for de dia ou mais informal, você pode optar por um modelo de véu curto. Algumas pessoas confundem com o voilette, porém o véu curto possui um tecido diferente, mais próximo ao vestido de noiva.
  • Mantilha – diferencia-se do véu pois possui um tecido mais pesado, mais encorpado. Também possui detalhes e bordados mais aparentes. Se o vestido também tiver bordado ou renda, deve ser o mesmo da mantilha.

Qual joias a noiva deve usar no dia do casamento?

acessorios para noivas

Além dos acessórios de cabelo, outro acessório de destaque no dia do casamento são as joias. Elas devem ser escolhidas tendo em base os outros acessórios e o vestido de noiva.

Se o seu vestido já possui muito brilho, o ideal é optar por joias mais básicas e não tão grandes. Agora, se escolheu um modelo mais clean, você pode optar por joias um pouco mais chamativas.

Brinco

Brincos longos e maiores ficam bem em modelos de vestido tomara que caia. Já brincos menores e mais discretos caem bem em modelos com gola alta ou muitos bordados.

Brincos com brilho e pedraria ficam melhor em cerimônias noturnas, enquanto pérolas e modelos coloridos ficam melhores em casamentos de dia.

Colar

noiva com colar grande e comprido

A escolha do colar deve seguir os mesmos critérios da escolha dos brincos. Modelos tomara que caia ficam bem com a maioria dos modelos de colar. Já se escolheu um modelo com gola alta ou frente única, deve evitar o uso de colar.

Lembre-se que os acessórios devem seguir a mesma linha e mesmo material. Ou tudo será prata ou tudo será dourado.

Qual colar a noiva deve usar?

Você deve escolher o modelo de colar de acordo com seu vestido de noiva e com o tipo de cerimônia. Tenha sempre em mente o tipo de decote de seu vestido. O colar deve sempre ficar acima ou abaixo do decote e nunca na mesma altura.

Os modelos de vestido tomara que caia ficam bem com colares mas chamativos ou com pedras.

Modelos mais clássicos combinam com colares e gargantilhas com diamantes ou pérolas.

Modelos com decote quadrado combinam bem com gargantilhas. Já os modelos com decote em ‘V’ podem ser usados com colares um pouco mais longos.

Pulseira

pulseira para noivas

Há alguns modelos de vestidos que ficam melhores com pulseira. Modelos frente única ou com estilo grego ou romano pedem uma pulseira para complementar.

Assim como se o modelo de vestido que escolheu possui um busto trabalhado, talvez um colar não caia muito bem, mas uma pulseira pode ficar ótima.

Se escolheu usar luvas longas e quiser usar pulseira, opte por um modelo fino e discreto.

Se seu vestido de noiva for mais clean, você pode optar por um modelo de pulseira mais chamativo como centro das atenções.

Anel

noiva pode usar anel no casamento

Muitas noivas apresentam dúvidas se podem ou não usar anel no dia do casamento. Afinal já terão as alianças e também o anel de noivado.

Noiva pode usar anel no casamento?

O mais aconselhável é não usar nenhum outro tipo de anel além das alianças e do anel de noivado. Esses devem ser o grande destaque do dia, não há porque utilizar outros tipos de anéis.

Deixe para abusar nos outros acessórios e deixe os dedos das mãos livres.

Outros acessórios para noivas

Além dos acessórios de cabelo e das jóias, há também outros tipos de acessórios que poderá usar no grande dia, como luva, broche, terço…

Vamos ver mais um pouquinho sobre cada um deles.

Luva

noiva com luva

Antigamente todas as noivas optavam por utilizar luva no dia do casamento. Hoje em dia já não é um acessório tão em alta, mas ainda assim pode ser utilizado.

As noivinhas com estilo mais vintage adoram esse acessório e também aquelas com muita personalidade, que buscam um acessório fora do tradicional.

Há modelos curtos, longos, com bordados e tecidos diferentes.

Broche

broche para noivas

Os broches já foram uma grande tendência há algum tempo atrás. Hoje em dia não é mais tão utilizado.

Eles podem ser utilizados como um ponto de luz ao seu vestido, algum detalhe que deseja chamar a atenção. Normalmente os broches são utilizados na altura da cintura para valorizar (ou disfarçar) essa região.

Terço

terço-noivas

Se seu casamento for religioso – normalmente católico – você pode optar por levar um terço junto a você. O terço normalmente fica preso junto ao buquê. Ele é escolhido para demonstrar a fé e devoção da noiva.


Esperamos ajudar você, noiva, na escolha dos acessórios para o casamento. Essa escolha não é muito fácil, mas se levar em consideração alguns requisitos tudo ficará mais simples.

Nunca esqueça de seu estilo e personalidade acima de tudo na hora dessa escolha. Afinal, você deve se sentir bem em seu grande dia.