Planejar um casamento não é tarefa fácil. Existem muitos itens a serem vistos e com tanta correria e preparativos, alguns erros podem acabar acontecendo.

Para ajudar na tarefa de planejar seu casamento listamos os 9 erros mais comuns ao planejar o seu grande dia, tudo para que vocês evitem cometê-los.

Erros a evitar ao planejar um casamento

1. Fazer planos antes de estabelecer um orçamento

planejar-casamento

Não definir um orçamento seria como fazer compras sem olhar o preço nas etiquetas e depois ficar torcendo ao chegar no caixa para que o valor não fique muito alto.

Não há como sobreviver a uma situação destas. Definir um orçamento faz com que você pense realmente se uma escolha vai valer a pena, e evita-se de jogar dinheiro fora.

Seu orçamento define suas opções e encaminha suas decisões.

2. Não definir exatamente sua lista de convidados

Wedding background with folded notebook and pen laid on bridal lace with several silver wedding gifts and rose bouquet. Space for copy.

O 2º item mais importante ao planejar um casamento é definir sua lista de convidados. Às vezes, ao pensarmos por cima, acabamos esquecendo de muitas pessoas, aí quando colocamos realmente no papel a lista acaba ficando muito maior do que esperávamos.

A lista de convidados definirá o local a ser escolhido, a quantidade de docinhos, bebida, comida, o tamanho do bolo… E isto certamente fará diferença no seu orçamento.

3. Planejar uma festa muito longa

festa-casamento

Claro que este é o dia mais importante de nossas vidas, não não precisa durar uma vida inteira. É comum os noivos se empolgarem e quererem fazer tudo o que tem direito, mas não esqueça que uma festa muito longa pode ser cansativa aos seus convidados.

Muitos especialistas concordam que uma festa com duração de 5 horas é mais que suficiente para todos aproveitarem bem.

4. Ultrapassar a capacidade máxima do local da recepção

recepção-casamento

Você quer um casamento chique e elegante? Então evite deixar o espaço da recepção muito apertado. Isto só dificultará o serviço dos garçons, a hora da dança e deixará seus convidados desconfortáveis. O recomendado é reduzir em 10% a capacidade máxima sugerida pelos espaços de casamento.

5. Não fornecer todas as informações necessárias aos convidados

mapa-convite

Ninguém gosta de se sentir confuso, e pense que seus convidados não tem como saber todas as informações como vocês. Tente deixar tudo o mais claro possível; coloque um mapa do local da festa em seu convite; se tiver convidados de fora, sugira hotéis e salões de beleza. Lembre-se que neste dia vocês estarão super ocupados, e não poderão ajudar quanto gostariam.

6. Não contratar um fotógrafo e/ou filmagem profissionais

You may kiss the bride

Sabemos que estes itens não são baratos, e é sempre uma tentação não contratá-los para reduzir os custos. Porém, estas serão suas únicas lembranças do dia do casamento, não há como economizar nesta parte. Então escolha uma empresa que caiba no seu orçamento, e temos certeza que você não se arrependerá.

7. Se preocupar demais com pequenos detalhes

flores-casamento

Não deixe que nada estrague este dia. NADA! Muitas vezes os noivos estão tão ansiosos para que tudo saia perfeito que esquecem de aproveitar este momento. É comum algumas coisas saírem do planejado, mas isto não é o fim do mundo. É difícil se divertir se você ficar se preocupando que o tom das flores não era bem o que você esperava.

8. Não assinar contratos com fornecedores

contrato-casamento

É muito arriscado depender somente da palavra falada ao fechar um contrato com um fornecedor. Exija tudo por escrito, todos os detalhes, assim ficará claro às duas partes seus direitos e deveres no dia do casamento. Evite surpresas, para que tudo saia dentro do planejado.

9. Tentar agradar a todos

wedding in church

Claro que você quer que seus convidados se divertam e fiquem a vontade, porém não esqueça que este é o seu dia. Se preocupar demais com o que os outros estão pensando só vai tirar o foco do seu grande dia. Aqui refiro-me também as escolhas de decoração, vestido, penteado… Você pode pedir opinião de sua mãe, irmã, sogra ao fazer estas escolhas, mas não deixe sua opinião de lado e escolha o que você realmente gosta.


Como está indo o planejamento para o seu grande dia?

Você tem mais alguma dica para ajudar a planejar o casamento? Compartilhe com a gente!